• Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo?

Tem sido comum, em épocas de grandes competições esportivas, que jornalistas e comentaristas declarem explicitamente que a responsabilidade da formação dos grandes talentos deve caber à Educação Física escolar e a seus professores. Essas ideias ganham terreno no meio da população e entre os que detêm o poder nos mais variados níveis, envolvendo, até, muitos profissionais da área. Estabelece-se, então, um debate que já dura algumas décadas e que parece não ter solução.

O esporte de rendimento passa por uma crise administrativa sem precedentes, com forte influência política em uma área de gestão que deveria ser extremamente profissional e com grandes escândalos internacionais de corrupção e dopping. A Educação Física escolar vive uma crise de identidade anunciada no começo da década de 1980 por João Paulo Medina que, se por um lado incentivou a criatividade e a geração de um sem número de propostas, por outro criou uma situação em que não há um mínimo de unidade quanto a seus objetivos e práticas.

Com a seguida realização no Brasil dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o tema ganhou atualidade e importância para a criação de políticas públicas e de projetos empresariais que podem afetar profundamente as definições presentes e futuras sobre os rumos da nação.

Esta obra surge com a intenção de colaborar com esse debate, ao dar voz a profissionais da Educação Física ligados ora ao segmento escolar, ora ao esportivo, reunindo o pensamento de autores e atores largamente experientes e consagrados e de promissores jovens pensantes que vêm se destacando pela qualidade de seus trabalhos. Os vários autores que colaboraram na elaboração deste livro estão divididos em dois times: de um lado, a equipe do Prof. Jarbas atua com a pretensão de mostrar os olhares da Educação Física escolar sobre suas possíveis relações com o esporte de rendimento; do outro, os convocados pelo Prof. Polito, profissionais ligados ao esporte, jogam para expor seus olhares sobre o ensino e as práticas esportivas escolares.

Com o mesmo carinho que nos guiou na organização deste livro, convidamos o leitor a entrar no jogo, adotando como seus alguns dos pontos de vista aqui expostos ou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Se assim for, nossos objetivos terão sido alcançados.

Sumário

PARTE I - OS OLHARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1. Para começo de conversa
Walter Roberto Correia

2. Educação física escolar, celeiro de atletas olímpicos: o infalível método de detecção e desenvolvimento de talentos esportivos
João Batista Freire

3. O debate em torno das propostas de ensino dos esportes coletivos
Sérgio Settani Giglio

4. Estudando o esporte na escola: aperfeiçoando seus conhecimentos nas aulas de educação física
Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro

5. O ensino do esporte (como “conteúdo”) na educação física escolar: tensões e ambiguidades
Luiz Sanches Neto e Luciana Venâncio

6. Esporte de rendimento x educação física escolar: dá jogo?
Jarbas Gomes Remonte


PARTE II - OS OLHARES DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

7. Na corda bamba: gênero e direitos humanos no mundo esportivo educativo
Jorge Knijnik

8. Técnico, treinador ou professor? O papel pedagógico do profissional responsável pela formação de futebolistas de alto rendimento
René Rodrigues Simões e Carlos Rogério Thiengo

9. Educação física escolar e formação de atletas: existe essa relação
Luciana Perez Bojikian

10. O ensino-aprendizado-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional
Pablo Juan Greco, Cristino Júlio Alves da Silva Matias, Gibson Moreira Praça, Juan Carlos Pérez Morales, Layla Campos Aburachid e Schelyne Ribas da Silva

11. Iniciar ou especializar: o dilema fatal e contraditório do educador físico
Afonso Antonio Machado

12. Atividade física, esporte e promoção da saúde em crianças e adolescentes
Aylton Figueira Junior e Fabio Luis Ceschini

13. Educação física escolar e esporte de alto rendimento pela visão do treinamento esportivo
Luis Felipe Tubagi Polito e Maurício Pimenta Marques

Livro impresso
Autoria Jarbas Gomes Remonte e Luis Felipe Tubagi Polito (Org.)
Edição/ano 1ª / 2018
ISBN 978-85-8334-043-0
Número de páginas 239
Formato 21x28 cm
Encadernação Brochura
Peso sem embalagem 780 gramas

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo?

  • Produtos por marca Fontoura
  • Modelo: Impresso - 043-0
  • Pontos: 35
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$68,00

  • Pontos necessários: 700

  • 10 ou mais R$63,00
  • 20 ou mais R$59,00
  • 30 ou mais R$51,00

Simulador de Frete

Produtos relacionados

Fisiologia - Seleção de Talentos e Prognósticos das Capacidades Motoras

Fisiologia - Seleção de Talentos e Prognósticos das Capacidades Motoras

Descobrir e revelar crianças talentosas, com intelecto motor e capacidades motoras de coordenação é ..

R$23,00

Educação Física no ensino fundamental - da inspiração à ação

Educação Física no ensino fundamental - da inspiração à ação

A presente obra tem como ponto de encontro e movimento o XII Seminário de Educação Física Escolar, r..

R$48,00

Especialização esportiva precoce

Especialização esportiva precoce

Uma possibilidade de estudo e de análise de uma temática polêmica. Este livro atende ao universo de ..

R$44,00

Meninas e meninos na educação física

Meninas e meninos na educação física

O século XXI invade a nossa vida sem pedir licença. Interatividade, comunicação global e instantânea..

R$40,00

O quê e como ensinar educação física na escola

O quê e como ensinar educação física na escola

Este livro foi desenvolvido a partir das ideias de dois grupos de pesquisadores. Um encontro de refl..

R$42,00

Educação física escolar - desafios e propostas 2 - 2ª ed.

Educação física escolar - desafios e propostas 2 - 2ª ed.

A 2ª edição da obra intitulada Educação Física Escolar: desafios e propostas 2 é fruto do trabalho d..

R$46,00

Etiquetas: EF escolar e esporte