116457348
  • Livro Educação física e suas pluralidades

A educação física atravessou, ao longo do tempo, uma grande diversidade de contextos e configurações sociais, sempre atrelada a imposições e determinismos de seu entorno imediato ou até mesmo remoto – de ordem política e econômica –, atendendo, não raro, a interesses diametralmente opostos a qualquer intenção de humanização, mesmo que difusa.

Nas últimas décadas, este quadro vem mudando paulatinamente. Hoje, já quase finalizada a segunda década deste século, é possível dizer que a educação física alcançou um grau relativo de maturidade, ensejando – ou mesmo permitindo – que novos estudos e debates sejam feitos, enfocando temas antes não comuns na área.

Este livro é, de certa forma, resultante deste processo, pois se alicerça em três eixos temáticos distintos e, ao mesmo tempo, complementares: “Pluralidade Teórica”, “Educação e Esporte” e “Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer”. Nesses três eixos constam estudos que contemplam a motivação para aulas de educação física, a diversidade contextual e a educação física, as relações entre o bullying e a avaliação física, a educação para a autonomia por intermédio do esporte, a saúde de jovens escolares, a educação física e a interculturalidade fronteiriça, as lutas na educação física escolar e os diversos enfoques nas políticas públicas, adentrando em problematizações educacionais, esportivas e de lazer. Portanto, esta obra demonstra uma visão panorâmica indispensável ao entendimento de uma significativa pluralidade de estudos, todos desenvolvidos em tempos recentes.

Sumário

Eixo temático – Pluralidade Teórica

1. Motivação para aulas de educação física e prática de esporte em idades jovens
Dartagnan Pinto Guedes

2. A diversidade contextual e suas contribuições para o entendimento acerca da educação física brasileira
Manuel Pacheco Neto

3.Avaliação física de crianças envolvidas em bullying: reflexões do cotidiano escolar
Gustavo Levandoski, Daniel Traina Gama e Josiane Fujisawa Filus de Freitas


Eixo temático – Educação e Esporte

4. Jogo/esporte e autonomia: educação pelo jogo/esporte a disposição de crianças/adolescentes
Wagner Wey Moreira, Alexandre Magno Guimarães e Marcus Vinicius Simões de Campos

5. Comportamentos de risco à saúde e suas consequências em adolescentes: a intervenção do professor de educação física
Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, Silvia Betriz Serra Baruki e Eli Maria Pazzianotto-Forti

6. Educação física escolar e a possibilidade intercultural: diálogos na perspectiva fronteiriça
Carlo Henrique Golin e Rogério Zaim-de-Melo


7. Reflexões sobre o conteúdo lutas na educação física escolar
José Fernando de Oliveira


Eixo temático – Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer

8. Políticas educacionais: programa de educação tutorial e a formação de professores em educação física na UFMS
Junior Vagner Pereira da Silva

9. O desafio da organização do sistema nacional de esporte e lazer no Brasil
Dirceu Santos Silva

10. Políticas esportivas no processo legislativo brasileiro: a comissão do esporte em foco
Mariana Zuaneti Martins e Vitor Lacerda Vasquez

11. Lazer, cidade e sustentabilidade: articulações necessárias
Mirleide Chaar Bahia

Livro impresso
Autoria Carlo Henrique Golin, Junior Vagner Pereira da Silva e Manuel Pacheco Neto (Org.)
Edição/ano 1ª / 2018
ISBN 978-85-8334-046-1
Número de páginas 255
Formato 16 x 23 cm
Encadernação Brochura
Peso sem embalagem 455 gramas

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Educação física e suas pluralidades

  • R$48,00


Simulador de Frete

Etiquetas: Educação física e suas pluralidades