• Livro Capoeira e escola

Comprar Junto

Livro Lutas

Livro Lutas

R$48,00

A capoeira vem sendo trabalhada na escola com diferentes enfoques e variadas formas de inserção e atores. A depender do trabalho realizado, possui um enorme potencial educativo relacionado não somente ao seu contexto sócio-cultural originário ou à diversidade de experiências de movimento, ritmo, socialização, contexto histórico (dentre outros) que proporciona, mas também pela intensidade existencial experimentada por alguns sujeitos que a praticam, dentro e fora da escola.

Partimos do aprofundamento teórico em referenciais da capoeira buscando as relações com os alguns referenciais da fenomenologia e do existencialismo, para então discutirmos a formação de sentidos e de significados existenciais criados pelos sujeitos (dentro e fora da escola) ao praticar, jogar, brincar, viver a capoeira. Cruzamos então, a discussão teórica com análises empíricas provenientes da pesquisa com alunos que praticavam a capoeira em duas escolas municipais em São José, SC. Seja como ferramenta de “sedução pedagógica” para aqueles alunos “problemáticos”, seja como estratégia de criação de uma identidade positiva para alguns alunos, seja como “alimento da alma” para os capoeiras mais experientes, a capoeira para algumas pessoas constitui significativo elemento existencial capaz de, em algum momento, responder (em diferente graus) o questionamento (Pre-sença, Dasein) que todos somos.


Sumário

1. Problematizando a capoeira na escola

  • Nosso ponto de partida... Agachando ao pé do berimbau
  • Potencialidades neste jogo entre capoeira e escola

2. Capoeira e escola, existência e significado

  • Capoeira e escola: uma aproximação construída e ainda em construção
  • Capoeira e existência: construção de sentidos e da identidade pela/a partir/na capoeira
  • Ok... Mas e na escola? Como poderia acontecer esta significação?
  • Algumas considerações na relação entre formação de significados e existência, a partir de “Ser e Tempo” de Martin Heidegger

3. Buscando a aproximação compreensiva sobre o significado da capoeira com alunos nas escolas

  • Sobre a fenomenologia, intencionalidade e as possibilidades para a compreensão do significado
  • Como buscamos entender o significado da capoeira na vida dos alunos
  • Buscando a intencionalidade, as relações com a subjetividade e a compreensão do significado
  • O Se-movimentar como categoria de análise do significado do movimento humano

4. O significado da capoeira na vida dos alunos

  • Contextualização do estudo
  • O mundo vivido: primeira categoria analisada e algumas considerações
  • O Se-movimentar: segunda categoria analisada e algumas considerações
  • O significado da capoeira na vida (Ser) dos alunos participantes da pesquisa

5. A importância do significado para o ato educativo

  • Significado e educação: breves reflexões
  • A capoeira na escola como atividade significativa em diálogo com o “mundo” dos alunos

Referências

Livro impresso
Autoria Marcelo Rocha Radicchi
Edição/ano 1ª edição - 2013
ISBN 978858711498-3
Número de páginas 128
Formato 16 x 23 cm
Encadernação Brochura
Peso sem embalagem 252 gramas

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Capoeira e escola

  • Modelo: Impresso - 98-3
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$36,00


Simulador de Frete

Produtos relacionados

Livro Lutas na escola - a perspectiva do currículo cultural

Livro Lutas na escola - a perspectiva do currículo cultural

Discutir o conteúdo lutas e artes marciais dentro da escola como parte do currículo em um primeiro m..

R$38,00

Livro Lutas

Livro Lutas

Conhecida também como arte marcial ou esporte de combate, as práticas corporais as quais nos referim..

R$48,00

Livro Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar

Livro Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar

Entende-se que desde que os aprofundamentos de estudos em Educação Física começaram a delinear uma n..

R$48,00

Etiquetas: Capoeira na escola