BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DE JOVENS ATLETAS DE ATLETISMO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Jefferson Verbena de Freitas, Lucas Machado Nascimento, Phelipe Henrique Cardoso de Castro, João Paulo Nogueira, Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos, Jorge Roberto Perrout de Lima.

Resumo

Introdução: A flexibilidade é definida pela capacidade de se movimentar por meio de uma imensa amplitude de movimentos disponível para determinada articulação ou grupo de articulações. É uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. Uma maneira de mensurar o nível de flexibilidade é através do instrumento Flexiteste Adaptado, que examina oito movimentos articulares. A flexibilidade é a qualidade física utilizada pelo maior número de esportes, sendo de fundamental importância para o desempenho no atletismo. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de flexibilidade de jovens atletas de atletismo da categoria pré-mirim, fazendo uma comparação entre os gêneros. Metodologia: Participaram do estudo 42 jovens atletas de ambos os gêneros, sendo 18 meninas e 24 meninos. Foram mensuradas a estatura e a massa corporal de todos os atletas e posteriormente realizada a avaliação do Flexisteste Adaptado. Os movimentos avaliados foram: Flexão de Quadril (FQ), Extensão de Quadril (EQ), Abdução de Quadril (ABDQ), Flexão de Tronco (FT), Flexão Lateral do Tronco (FLT), Extensão + Adução de Ombro (EADO), Adução Posterior de ombro a partir de 180º de abdução (ADPO), Extensão Posterior de Ombro (EPO). Resultados: Em ambos os gêneros, os valores maiores foram encontrados no movimento de ABDQ e os menores valores para o movimento de EPO. A partir dos resultados observados no Flexíndice, a flexibilidade foi classificada para o grupo das meninas e dos meninos em: muito grande (hipermobilidade) e grande, respectivamente. Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre a flexibilidade dos praticantes de atletismo da categoria pré-mirim em ambos os gêneros. Conclusão: A partir dos achados apresentados neste estudo e verificando a escassez na literatura com relação à avaliação do nível de flexibilidade em atletas mais jovens, destaca-se a importância da elaboração de outros estudos neste contexto.

Palavras-chave: Flexibilidade. Flexiteste. Jovens atletas. Atletismo.  

Abstract
Palavras Chave

Jefferson Verbena de Freitas, Lucas Machado Nascimento, Phelipe Henrique Cardoso de Castro, João Paulo Nogueira, Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos, Jorge Roberto Perrout de Lima.

Pesquisar artigos

Publicações