BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO, OBESIDADE E PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PR.

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Fernanda Alencar de França, Ana Paula Golia Carllotto dos Santos, Carlos Alexandre Molena Fernandes, Diego Junior Forza, Edilaine Monique de Souza Carlucci, Flávio Ricardo Guilherme, Maria Teresa Martins Fávero.

Resumo

A obesidade pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, sob a forma de tecido adiposo, que possa vir trazer consequências à saúde. A obesidade passou a ser um dos maiores problemas de saúde da humanidade, sendo que sua prevalência está aumentando em todo o mundo. Essa prevalência está atingindo idades cada vez mais pre­coces e tem despertado a preocupação de profissionais da área de saúde, em razão dos danos à saúde provocados pelo excesso de peso, tais como hipertensão arterial. Assim a avaliação do estado nutricional e da pressão em crianças e adolescentes deve ser frequente e necessária para diagnóstico precoce de alguma anormalidade. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de sobrepeso, obesidade epressão arterial elevada em escolares do ensino fundamental do Município de Paranavaí – Paraná. Foram avaliadas 138 crianças, sendo 62 do sexo feminino e 76 do sexo masculino, de cinco escolas estaduais do Município de Paranavaí - Pr.A avaliação antropométrica foi realizada por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de dados de peso e estaturaclassificado de acordo com Conde e Monteiro (2006). E foi aferida a pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) classificada de acordo com as recomendações propostas pelo National High Blood Pressure Education (2004). Os dados foram analisados usando o teste qui-quadrado para comparação de proporções. O nível de significância foi pré-estabelecido em p<0,05.Ao analisar a avaliação antropométrica, os resultados apontam que 36,8% dosexo masculino e 66,1% do sexo feminino encontram-se no estado nutricional eutrófico. Já na categoria sobrepeso o sexo masculinoapresentou uma prevalência significativamente maior (23,7%) em relação ao sexo feminino (8,1%). Na categoria obesidade, nota-se uma prevalência de 23,7% do sexo masculino contra 9,7% dosexo feminino. Com relação à prevalência de pressão arterial elevada27,5% apresentaram pressão arterial elevada, sendo 20 (26,3%) do sexo masculino e 18 (29%) do sexo feminino. Verificou-se que tanto na pressão arterial normal quanto na pressão arterial elevada não houve diferença significativa entre os sexos. Assim diante da prevalência de sobrepeso, obesidade e pressão arterial elevada dos estudantesaponta-se a necessidade de programas que incluam medidas preventivas contínuas no ambiente escolar, no qual o professor de Educação Física tem um papel muito importante para a intervenção e/ou na prevenção das doenças.

Palavras-chave: Escolares. Pressão Arterial. Sobrepeso.

Abstract
Palavras Chave

Fernanda Alencar de França, Ana Paula Golia Carllotto dos Santos, Carlos Alexandre Molena Fernandes, Diego Junior Forza, Edilaine Monique de Souza Carlucci, Flávio Ricardo Guilherme, Maria Teresa Martins Fávero.

Pesquisar artigos

Publicações