VOLEIBOL ESCOLAR: ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PARTICULARES DE ARACAJU/SE
Francisco Pedro Mousinho de Albuquerque Rodrigues, Manuella de Oliveira Fernandes, Luan Morais Azevêdo, Emerson Pardono.
O esporte não se restringe apenas ao seu aspecto de rendimento, mas também às dimensões educacionais e de lazer, as quais não se dissociam totalmente umas das outras. O voleibol, na sua prática, possui valores sociais importantes e deve ser utilizado nas aulas de educação física escolar, tendo em vista que as crianças e os adolescentes encontram-se em um processo de formação biopsicossocial e cultural. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar se e de que maneira o conteúdo voleibol era abordado nos últimos anos do ensino fundamental nas instituições de ensino particulares no município de Aracaju. A amostra foi composta por 20 professores de escolas particulares do município de Aracaju, que lecionavam nas turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental. Foi aplicado um questionário, no qual continha indagações sobre a abordagem do voleibol. A análise dos dados foi realizada a partir de porcentagens, utilizando-se o programa Microsoft Excel. Através dos questionários, foi observado que 80% dos profissionais utilizam o voleibol como conteúdo em suas aulas. Entretanto, quando analisado o caráter do emprego do mesmo apenas 25% dos professores utilizam com perspectiva educacional. Com isso, podemos concluir que os professores, em sua maioria, utilizam o esporte na educação física escolar, e que o voleibol, é utilizado nas aulas de educação física, por com ênfase no caráter de lúdico e de rendimento.
Palavras-chave: Voleibol. Rendimento. Escolas Particulares. Professores.
Francisco Pedro Mousinho de Albuquerque Rodrigues, Manuella de Oliveira Fernandes, Luan Morais Azevêdo, Emerson Pardono.