BASQUETEBOL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
Everton Cardoso Borges, Flávio Cesar Viera Valentim, Paulo Ricardo Martins Nuñez, Manoel João Milhomem Maciel
O esporte é um envolvimento individual e social, que está cada vez mais presente nas atividades das pessoas. Neste sentido destaca-se que o esporte surge como refugio seguro, capaz de preservar a integridade física e moral do ser humano. Ao analisar os alunos que ingressaram no ano de 2012, no curso de Educação Física na UNIVAR (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia/ MT), percebe-se que poucos praticaram o basquetebol nas aulas de educação física no ensino fundamental e médio. Foi entregue a eles um questionário com várias perguntas, dentre elas, destaca-se a de nº 04, “Nos Anos Finais do Ensino Fundamental 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano), você conheceu e praticou o basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física?”, e a nº 05, “No Ensino Médio, você vivenciou o basquetebol nas aulas praticas de Educação Física?”. O grupo estudado foi de 45 indivíduos. Os critérios de inclusão na pesquisa foram: estar devidamente matriculados e frequentando normalmente o curso; concordar em participar da pesquisa por consentimento livre e esclarecido e estar presente no dia. As informações foram coletadas no 1º semestre de 2012, num total de 45 estudantes. A pesquisa contou com 27 colaboradores do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Dessa forma, diante da análise dos resultados obtidos, percebeu-se que o estudo trouxe grandes contribuições no sentido de diagnosticar os conhecimentos dos discentes ingressantes no curso de Educação Física sobre o ensino do basquetebol como conteúdo para melhorar suas habilidades motoras/ técnicas e os saberes.
Palavras-chave: Educação Física. Discentes. Basquetebol. Aprendizado.
Everton Cardoso Borges, Flávio Cesar Viera Valentim, Paulo Ricardo Martins Nuñez, Manoel João Milhomem Maciel