EQUILÍBRIO E INTELIGÊNCIA EXPRESSIVA: UMA ANÁLISE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Amanda Barbara Honorio de Oliveira, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Alexandre Sérgio Silva, Danielle Menezes de Oliveira.
Wallon compreende a infância em campos funcionais que são: a afetividade, o ato motor e a inteligência. A partir dessa pesquisa buscou-se investigar a relação do equilíbrio corporal com a Inteligência Expressiva, a partir da correlação entre equilíbrio funcional, memória e senso de harmonia. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa, do tipo pré-experimental e qualitativa, do tipo descritiva. A pesquisa foi realizada com alunos da educação infantil, do município do Conde - PB, com idade entre 4 e 5 anos de ambos os sexos, totalizando um grupo de 17 estudantes. Foi aplicado o Teste de Equilíbrio Funcional e a análise da memória e do senso da harmonia estética das crianças por meio dos desenhos desenvolvidos na aula de Educação Física Infantil. Os resultados deste estudo nos conduziram a observar (quantitativamente) a relação existente entre a conduta tônico-postural e a capacidade de memória, nos campos motores e cognitivos. Conclui-se que a Educação Física ao valorizar o equilíbrio também estará contribuindo no estímulo dos campos cognitivos da memória e da expressão estética.
Palavras-chave: Equilíbrio. Inteligência. Educação Física.
Amanda Barbara Honorio de Oliveira, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Alexandre Sérgio Silva, Danielle Menezes de Oliveira.