PERSPECTIVAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano, Junia Aline de Aquino Coelho
O presente artigo é resultado de parte de um trabalho de pesquisa realizado no Curso de Educação Física da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso – Cáceres/MT), que teve como proposta de pesquisa: Compreender como se constitui o processo de conhecimento e saberes nas práticas pedagógicas na formação inicial? E identificar as experiências adquiridas nesta formação inicial? Para a construção do referencial teórico da pesquisa utilizamos autores como Shigunov e Neto (2001), Farias, Shigunov e Nascimento (2001), Nascimento e Graça (1998), Borges (1998, 2005), Gori (2000), Krug (1996), Gómez (1992), estes teóricos auxiliaram na compreensão sobre a formação inicial. Utilizamos como método a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo referenciada nos autores Kipnis e David (2005), Gaskell (2007) Triviños (1987). Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas semi estruturada para uma maior obtenção dos resultados. O lócus da pesquisa foi o Curso de Educação Física UNEMAT/Cáceres. Sendo os sujeitos participantes dessa pesquisa 05 acadêmicos do 7º semestre do Curso no período 2011/1. Percebe-se que os acadêmicos encontram dificuldades durante a formação inicial, entretanto eles afirmam que a formação inicial contribui para docência.
Palavras-chaves: Conhecimentos. Formação Inicial. Práticas Pedagógicas.
Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano, Junia Aline de Aquino Coelho