PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A GINÁSTICA NA ESCOLA PÚBLICA
Daniel Teixeira Maldonado, Daniel Bocchini
Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física cujo assunto tematizado foi a ginástica. Realizado durante o 1°semestre de 2012 para alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram os aparelhos da ginástica rítmica, os fundamentos da ginástica artística, alguns movimentos da ginástica acrobática e criaram coreografias. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes retirados da internet, utilização de desenhos que envolviam os três tipos de ginástica e pesquisa. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo a relação de gênero e as questões étnicas na ginástica. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada da ginástica e compreenderam a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.
Palavras-chave: Relato de Experiência. Educação Física Escolar. Ginástica.
Daniel Teixeira Maldonado, Daniel Bocchini