A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CÁCERES/MT
Roberval Emerson Pizano, Fábio da Penha Coelho,Marilza da Cruz Mendes,Thuane Monteiro de Brito, Júnia Aline de Aquino Coelho, Laura Leticia Catelan.
Este artigo é parte dos resultados alcançados com o projeto de pesquisa que buscou evidenciar: A Constituição do Processo Avaliativo na Educação Física em Cáceres MT. Neste sentido utilizamos como referencial teórico: Hoffmann (1998), Luckessi (2008), Betti e Zuliani (2002), Libâneo (1994), Lorenzetto (1977). Conforme os autores a avaliação é uma tarefa didática essencial para o trabalho docente, mas justamente por apresentar uma grande complexidade de fatores, não pode ser resumida numa simples realização de provas e testes ou atribuição de notas. A pesquisa foi realizada na cidade de Cáceres/MT, tendo como características de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativa referenciada em: Silva e Menezes (2001), Chizzotti (1991) e Minayo (1993) e Triviños (1997). Como instrumento de coleta de dados utilizou um questionário aberto como processo formativo/reflexivo nas narrativas dos sujeitos. Foram sujeitos desta pesquisa: professores do ensino médio de 05 (cinco) escolas (Estadual). Como critério de seleção para a pesquisa, buscamos professores que tenha no mínimo 02 (dois) anos de docência e vivência profissional nas escolas pesquisadas. Conforme alguns dados, a avaliação deve proporcionar ao educando oportunidades para que ele possa demonstrar o que aprendeu durante todo o processo e com isso o educador possa rever sua prática pedagógica, de acordo com as necessidades dos seus alunos.
Palavras-chave: Avaliação. Educação Física. Ensino Médio.
Roberval Emerson Pizano, Fábio da Penha Coelho,Marilza da Cruz Mendes,Thuane Monteiro de Brito, Júnia Aline de Aquino Coelho, Laura Leticia Catelan.