BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A CONSTITUIÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UNEMAT – CÁCERES/MT

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano,Marilza da Cruz Mendes, Thuane Monteiro de Brito, Júnia Aline de Aquino Coelho, Laura Leticia Catelan.

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade analisar as diferentes concepções de avaliação e seus pressupostos no Curso de Licenciatura em Educação Física da UNEMAT de Cáceres- MT. Como foco investigativo buscou compreender a avaliação nas narrativas dos docentes que trabalham na formação inicial. Nesta pesquisa utilizamos como referencial teórico: Luckesi (2003 e 2008), Demo (2004), Libâneo (1994), Giroux (1997). Conforme os autores a avaliação não deve ser atribuída como na maioria das vezes apenas por um momento de aplicação de notas e/ou para analisar e julgar o mérito do trabalho que os alunos desenvolveram.  Deve ser compreendida como uma forma de construir um processo contínuo de aprendizagem no qual se deve manter a interação entre o professor e aluno. Utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo embasada em teóricos como: Gil (2002), Godoy (1995), e Minayo (2001). Como metodologia utilizou uma entrevista escrita pontuando os dilemas e contradições relacionadas à avaliação. Como critérios de seleção: professores com formação acadêmica em educação física; com qualificação Latu Sensu e/ou Strictu Sensu. Os dados da pesquisa evidenciam que a avaliação é um processo continuo que existem trocas de experiências entre avaliador e avaliado para que os mesmos possam construir reconstruir práticas avaliativas e formativas no contexto envolvido.

Palavras-chave: Avaliação. Docentes. Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano,Marilza da Cruz Mendes, Thuane Monteiro de Brito, Júnia Aline de Aquino Coelho, Laura Leticia Catelan.

Pesquisar artigos

Publicações