EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS DE 4 a 5 ANOS: AVALIAÇÃO DE ASPECTOS COGNITIVOS E MOTORES
Paula Cristina Medeiros da Silva, Maria Zilda Medeiros da Silva, Patrícia Elídia Medeiros da Silva, Pierre Normando Gomes da Silva
O presente estudo teve como objetivo analisar o equilíbrio em crianças de 4 a 5 anos, nos aspectos cognitivos e motores, por meio da aplicação do teste de equilíbrio funcional. O grupo amostral consistiu numa turma de 20 alunos, sendo 14 meninos e 6 meninas, matriculados no Centro de Referência de Educação Infantil El Shaday, instituição mantida pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, que teve como técnica de coleta de dados o teste de equilíbrio funcional aplicado no período de dois meses. Os dados deste estudo sugeriram que houve uma relação direta entre o ato motor (habilidades como saltar, andar, correr) e a cognição (raciocínio rápido e processamento da informação da ação) na melhora no desempenho do equilíbrio que o teste exigia. Esta associação merece ser estudada em investigações futuras, com amostras maiores de crianças, e com um maior programa de intervenção entre o teste e reteste.
Palavras-chave: Educação física. Equilíbrio. Crianças
Paula Cristina Medeiros da Silva, Maria Zilda Medeiros da Silva, Patrícia Elídia Medeiros da Silva, Pierre Normando Gomes da Silva