NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE JOVENS ATLETAS DE ATLETISMO
Jefferson Verbena de Freitas, Phelipe Henrique Cardoso de Castro, João Paulo Nogueira da Rocha Santos, Ramon Cruz, Francisco Zacaron Werneck, Jorge Roberto Perrout de Lima.
Introdução: O desenvolvimento do ser humano permanece em constante evolução durante toda a vida, passa por uma série de mudanças que tendem a facilitar as atividades que devem ser realizadas no seu cotidiano. Um componente importante do desenvolvimento motor da criança é a coordenação motora. O adequado desenvolvimento da coordenação motora é a base para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva, sendo assim, fundamental para os jovens atletas de atletismo que estão iniciando nesse processo. O presente estudo tem objetivo de verificar o nível de coordenação motora de jovens atletas de atletismo da categoria pré-mirim. Metodologia: Participaram do estudo 24 jovens atletas do sexo masculino com idade entre 11 e 13 anos. Foram mensuradas a estatura e a massa corporal de todos os jovens e posteriormente foi realizado o teste Korperkoordinationstest Fur Kinder (KTK). O teste contém os seguintes exercícios: Equilibrar-se andando de costas (EQUAC), saltito com uma pena, salto lateral (SL) e transposição lateral (TL). Resultado: Utilizando a tabela da SEEJ como referência para classificar os avaliados tanto no exercício EQUAC quanto no SP os jovens atletas de atletismo ficaram em um nível considerado como Bom e para os exercícios SL e TL atingiram valores mais altos, estando classificados como Muito Bom. Quando se analisa o somatório dos exercícios do teste KTK os jovens atletas de atletismo desse estudo são considerados como Muito Bons. Conclusão: Os jovens atletas de atletismo estão classificados com um nível elevado de coordenação motora assim como possui valores superiores a populações de varias partes do mundo.
Palavras-chave: Coordenação motora. KTK. Atletismo. Jovens atletas.
Jefferson Verbena de Freitas, Phelipe Henrique Cardoso de Castro, João Paulo Nogueira da Rocha Santos, Ramon Cruz, Francisco Zacaron Werneck, Jorge Roberto Perrout de Lima.