O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS: EXPECTATIVAS E REALIDADES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS
Maloá de Fátima Francisco, Rubens Venditti Júnior
Este estudo teve por objetivo compreender as expectativas e realidades na atuação em Atividade Motora Adaptada (AMA) dos profissionais das áreas de Educação Física (EF), da administração pública das instituições especiais de atendimento às pessoas com deficiência (PcDs), familiares de PcDs dependentes e pelas PcDs independentes, residentes em Muzambinho – MG, comparando assim as expectativas e realidades da EFA em contextos não formais, sob estas diversas perspectivas de envolvimento. Os participantes foram selecionados por critérios relacionados aos sujeitos com deficiência destacados na pesquisa, totalizando 26 indivíduos. Os dados foram coletados através de entrevista com gravação em áudio e transcrição na íntegra. Foi verificado que a realidade da EFA atualmente se contrapõe às expectativas, principalmente no que tange à inclusão das PcDs nos contextos não formais, deflagrando a necessidade de reflexões e discussões para a atuação profissional em AMA e EF.
Palavras-chave: Atividade Motora Adaptada. Pessoa com deficiência. Inclusão. Atuação profissional.
Maloá de Fátima Francisco, Rubens Venditti Júnior