A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL
Daiane Linck Zorzo, Gerard Maurício Martins Fonseca
O objetivo deste estudo foi analisar se um programa de intervenção de educação física com utilização de práticas psicomotoras auxilia na estruturação do esquema corporal em crianças pré-escolares com idade entre 4 e 5 anos, com frequência regular na educação infantil na cidade de Caxias do Sul (Brasil). O estudo envolveu 48 crianças, sendo que 24 fizeram parte do grupo controle e 24 do grupo experimental. Foi aplicado um programa psicomotor com as crianças do grupo experimental para verificar uma possível evolução na estruturação do esquema corporal. A avaliação foi feita com os dois grupos por meio de um teste inicial e um final. O instrumento utilizado foi o desenho do próprio corpo. A análise foi feita pelo protocolo adaptado proposto por Tirman (ARRIBAS, 2002). Os resultados mostraram que houve uma evolução significativa (p<0,01) no desenvolvimento da consciência corporal do grupo experimental. Já o grupo controle não apresentou mudanças significativas. Através desses resultados, consideramos que as aulas de educação física com utilização de uma abordagem psicomotora favoreceram o desenvolvimento da estruturação do esquema corporal.
Palavras-chave: Crianças. Psicomotricidade. Consciência Corporal.
Daiane Linck Zorzo, Gerard Maurício Martins Fonseca