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ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPETÊNCIA MOTORA EM ESCOLARESDO ENSINO INFANTIL COM IDADE DE 7 A 8 ANOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CACOAL, RONDÔNIA.

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Autor(es)

Angelina Pereira de Araújo, Fernando Costa Baia, Juliano César Pereira Carneiro, Rene Teixeira dos Santos, Joéliton Elias Pereira, Rafael Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena

Resumo

Os estudos voltados para a idade escolar têm aumentado em grandes proporções, pois o indivíduo está em fase de mudanças comportamentais e físicas, o movimento é ele próprio centro da vida ativa da criança. As crianças que tem um bom desenvolvimento motor, que apresentam melhor suas habilidades, tendem a ser mais ativas, com isso a probabilidade de possuírem doenças como a obesidade e o diabetes, doenças essas atribuídas a condição do sedentarismo, é menor. O presente estudo objetivou analisar a competência motora em escolares. Participaram do estudo um total de 70 crianças na faixa etária de 7 a 8±0,50 anos de ambos os sexos, estudantes da rede de ensino pública do município de Cacoal–RO. Para a realização da coleta de dados foi executado o teste de avaliação da coordenação motora a bateria KTK (KörperkoordinationstestfürKinder — KTK), constituída por quatro itens: trave de equilíbrio (EQ); saltos laterais (SL); saltos monopedais (SM); e transposição lateral (TL). O resultado de cada item foi comparado com os valores normativos fornecidos pelo manual do teste KTK, sendo atribuído a cada item um quociente motor. Para o tratamento estatístico, em relação à normalidade dos dados amostrais foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk, sendo posteriormente, conforme os dados se apresentaram, utilizado o teste “t” de Student para amostras independentes, sendo respeitado um valor para p<0,05. Os resultados obtidos conduziram à conclusão de que, considerando uma pontuação geral para o desempenho no teste KTK, foi verificado que a maioria dos escolares de ambos os sexos obtiveram classificação “muito fraco”, ocorrendo diferença significativa p=0,000 quando comparada ao esperado conforme a tabela de classificação, para um valor baixo de desempenho motor.

Palavras-chave: Comparação. Competência motora. Escolares.

Abstract
Palavras Chave

Angelina Pereira de Araújo, Fernando Costa Baia, Juliano César Pereira Carneiro, Rene Teixeira dos Santos, Joéliton Elias Pereira, Rafael Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena

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