PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PRÉ-ESCOLARES DE PARANAVAÍ-PARANÁ
Edilaine Monique de Souza Carlucci, Angélica Capellari Menezes Cassiano, Ana Paula de Oliveira, Joseane Dorneles da Silva, José Alípio Garcia Gouvêa, Rose Mari Bennemann.
A condição do estado nutricional na infância é essencial para estimar a evolução da saúde e da qualidade de vida da população, sendo que a obesidade pode estar presente desde os primeiros anos de vida do ser humano e persistir até a idade adulta. Assim se torna necessário, uma atenção especial a este grupo etário. O uso de medidas antropométricas é considerado um recurso válido para a indicação do estado nutricional, de baixo custo e fácil manuseio. O que permite manter avaliações periódicas, necessárias para a elaboração de programas de saúde pública. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar o perfil antropométrico de pré-escolares de um Centro Municipal Ensino Infantil de Paranavaí-PR. A população deste estudo constituiu em pré-escolares, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 6 anos, matriculados em um CMEI de Paranavaí, no ano letivo de 2012. As crianças foram submetidas à avaliação antropométrica, na qual foram coletadas as seguintes variáveis: peso, estatura, circunferência da cintura. Para verificar o perfil antropométrico, foi utilizada a tabela de IMC da World Health Organization (2006), de acordo com sexo e idade. A avaliação da circunferência da cintura seguiu os valores normativos de acordo com o sexo e a idade sugerida por Fernández et al.,(2004). A análise estatística foi realiza através de teste de associação gamma, cujos dados foram demonstrados em tabelas. Os resultados apontam que os pré-escolares apresentaram 3,63% de magreza, 45,45% são eutróficos, 27,28 de sobrepeso, 16,36 de obesidade e 7,28% de obesidade grave. Em relação à medida da circunferência da cintura observou-se que 67,27% dos pré-escolares não possuem risco cardiovascular e 32,73% apresentaram risco cardiovascular. Com isso, o estudo chama a atenção para realçar a importância da avaliação antropométrica durante a infância, para que se previnam possíveis prejuízos a saúde desta população e na vida adulta.
Palavras-chave: Pré-escolares. Estado nutricional. Antropometria. Risco cardiovascular.
Edilaine Monique de Souza Carlucci, Angélica Capellari Menezes Cassiano, Ana Paula de Oliveira, Joseane Dorneles da Silva, José Alípio Garcia Gouvêa, Rose Mari Bennemann.