BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PRÉ-ESCOLARES DE PARANAVAÍ-PARANÁ

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Edilaine Monique de Souza Carlucci, Angélica Capellari Menezes Cassiano, Ana Paula de Oliveira, Joseane Dorneles da Silva, José Alípio Garcia Gouvêa, Rose Mari Bennemann.

Resumo

A condição do estado nutricional na infância é essencial para estimar a evolução da saúde e da qualidade de vida da população, sendo que a obesidade pode estar presente desde os primeiros anos de vida do ser humano e persistir até a idade adulta. Assim se torna necessário, uma atenção especial a este grupo etário. O uso de medidas antropométricas é considerado um recurso válido para a indicação do estado nutricional, de baixo custo e fácil manuseio. O que permite manter avaliações periódicas, necessárias para a elaboração de programas de saúde pública. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar o perfil antropométrico de pré-escolares de um Centro Municipal Ensino Infantil de Paranavaí-PR. A população deste estudo constituiu em pré-escolares, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 6 anos, matriculados em um CMEI de Paranavaí, no ano letivo de 2012. As crianças foram submetidas à avaliação antropométrica, na qual foram coletadas as seguintes variáveis: peso, estatura, circunferência da cintura. Para verificar o perfil antropométrico, foi utilizada a tabela de IMC da World Health Organization (2006), de acordo com sexo e idade. A avaliação da circunferência da cintura seguiu os valores normativos de acordo com o sexo e a idade sugerida por Fernández et al.,(2004). A análise estatística foi realiza através de teste de associação gamma, cujos dados foram demonstrados em tabelas. Os resultados apontam que os pré-escolares apresentaram 3,63% de magreza, 45,45% são eutróficos, 27,28 de sobrepeso, 16,36 de obesidade e 7,28% de obesidade grave. Em relação à medida da circunferência da cintura observou-se que 67,27% dos pré-escolares não possuem risco cardiovascular e 32,73% apresentaram risco cardiovascular. Com isso, o estudo chama a atenção para realçar a importância da avaliação antropométrica durante a infância, para que se previnam possíveis prejuízos a saúde desta população e na vida adulta.

Palavras-chave: Pré-escolares. Estado nutricional. Antropometria. Risco cardiovascular.

Abstract
Palavras Chave

Edilaine Monique de Souza Carlucci, Angélica Capellari Menezes Cassiano, Ana Paula de Oliveira, Joseane Dorneles da Silva, José Alípio Garcia Gouvêa, Rose Mari Bennemann.

Pesquisar artigos

Publicações