YOGA, UMA ABORDAGEM COMPLEMENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA
Ana Guiomar dos Santos, Graziela Zagato Ribeiro de Almeida, Silvana Santana Ribeiro, Claudete Lopes, Caio Graco Simoni da Silva.
O presente projeto teve como base aplicar o método de Yoga nas aulas de Educação Física com crianças entre 8 a 10 anos do ensino fundamental I, com frequência de duas aulas por semana. Elaborou-se um questionário para o início da pesquisa e um teste psicomotor para avaliar se houve mudança no comportamento psicomotor destas crianças. O yoga passa a mensagem das vantagens de progresso calmo e consciente. As crianças são naturalmente ativas e excitáveis e o yoga não pretende eliminar estes dois aspectos, pois fazem parte do seu crescimento. Os exercícios procuram mostrar à criança que ela é capaz de ampliar suas habilidades e seu conhecimento, lhe dando mais confiança. As aulas práticas são feitas através de uma metodologia lúdica e criativa, que contribui para o despertar do estado natural da criança ou seja, de descontração, espontaneidade, vitalidade e flexibilidade. Explorando o potencial da criança para o seu desenvolvimento psicomotor no ambiente escolar. Esse trabalho demonstrou grande interesse das crianças nas aulas e sua participação espontânea para a pesquisa. E foi concluído que mesmo em pouco tempo de vivência foi possível perceber o ganho geral nas capacidades físicas e possibilitando também a integração do físico com a mente.
Palavras-chave: Yoga. Criança. Escola. Psicomotor.
Ana Guiomar dos Santos, Graziela Zagato Ribeiro de Almeida, Silvana Santana Ribeiro, Claudete Lopes, Caio Graco Simoni da Silva.