A DIVERSIDADE CULTURAL E OS CURRÍCULOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Paulo Henrique Moreira da Silva, Aline Gislene de Jesus Silva Branco, Roberto Rocha Costa, Cristiano Marcelo Moura, Ana Beatriz Forte de Carvalho, Ivan Eduardo de Abreu Arruda.
Deparando com a diversidade cultural existente no universo escolar, refletimos sobre a necessidade de pesquisar como as instituições de ensino superior estão entendendo a formação de professores sob essa perspectiva e se existem instituições que propõem essa diversidade cultural em seus cursos de Educação Física. Analisamos os currículos declarativos dos cursos de Educação Física do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, procurando, na formação de futuros professores, evidências de interação com a diversidade cultural e seu ensino. O método utilizado foi o levantamento das propostas de ensino e da matriz curricular disponíveis nos sites das instituições. Foi observado se as disciplinas indicam agrupamento de manifestações culturais comuns ou se indicam somente a especificidade de modalidades. Resultados indicam que apenas duas instituições propõem uma diversidade cultural; todas as instituições possibilitam poucas vivências de outras manifestações corporais se comparadas com as modalidades esportivas; apenas uma instituição propõe esportes de culturas diferentes com a disciplina de Esportes Radicais e da Natureza e também a vivência de todas as manifestações corporais de forma generalizada com disciplinas como Manifestações Culturais Esportivas e Manifestações Gímnicas; outra instituição propõe algo semelhante em que são propostos duas ou mais manifestações corporais de aspectos comuns em disciplinas como Manifestações Esportivas e Manifestações Culturais. Com isso, percebemos que a maior parte dos cursos de Educação Física da região pesquisada ainda tende para um currículo tradicional, em que se propõem especificidades da cultura corporal de movimento, mas que, mesmo que lentamente, a diversidade cultural está chegando a essa região.
Palavras-chave: Diversidade cultural. Currículo acadêmico. Formação de professores.
Paulo Henrique Moreira da Silva, Aline Gislene de Jesus Silva Branco, Roberto Rocha Costa, Cristiano Marcelo Moura, Ana Beatriz Forte de Carvalho, Ivan Eduardo de Abreu Arruda.