BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

COMPARAÇÃO NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ESCOLARES COM O DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PIMENTA BUENO/RO.

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Flávio Regis Torres Falcão, Talita Fernanda Rodrigues Lenzi, Fernando Costa Baia, Joéliton Elias Pereira, Rafael Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena, Cídia Vasconcellos.

Resumo

A imagem corporal possui uma ligação com os aspectos psicológicos dos indivíduos levando a valorização e desvalorização da aparência física. No âmbito escolar, principalmente na fase de maturação os alunos estão propicio a sofrer distorções com a própria imagem corporal podendo este influenciar no próprio desempenho escolar do aluno. Objetivo: O presente estudo foi verificar a relação da imagem corporal com desempenho escolar nas disciplinas de Língua portuguesa e Matemática em estudantes na cidade de Pimenta Bueno/RO. Métodos: Participaram da pesquisa 112 alunos com a faixa etária entre os 12 e 15 anos de idade, estudantes do 7º ano, sendo a amostra por conveniência. O parâmetro para mensuração da percepção da imagem corporal foi o protocolo proposto por Collins (1991). Para analisar o rendimento escolar foram verificadas as notas dos respectivos alunos nos três primeiros bimestres nas disciplinas de Matemática e Português através de uma revisão do histórico escolar. Resultados: Considerando os dados obtidos, não foi evidenciada uma associação significativa entre o desempenho escolar com a imagem corporal, não sendo rejeitada a hipótese nula para a comparação entre as variáveis analisadas. Entretanto, os achados podem evidenciar uma associação entre o gênero e a imagem idealizada. Conclusão: comparando-se a variável imagem corporal entre os gêneros, os sujeitos do sexo feminino demonstraram maior predisposição a idealizar uma imagem corporal de magreza do que os do sexo masculino, sendo que os participantes do sexo feminino obtiveram, quantitativamente, melhor desempenho em ambas as disciplinas, com significância para o componente curricular de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Imagem Corporal. Desempenho. Escolares.

Abstract
Palavras Chave

Flávio Regis Torres Falcão, Talita Fernanda Rodrigues Lenzi, Fernando Costa Baia, Joéliton Elias Pereira, Rafael Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena, Cídia Vasconcellos.

Pesquisar artigos

Publicações