EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS NA PROFISSÃO NOS DIAS ATUAIS
Franco Leonardo Terra, David Henrique De Souza Matias, Lorena Cristina Castilho, Iransé Oliveira Silva, Lourenzo Martins de Brito, Laryane De Souza Braga, Patrícia Espíndola Mota Venâncio.
Os objetivos desta pesquisa foram identificar as tendências e perspectivas da profissão de Educação Física segundo a visão dos profissionais da Cidade de Anápolis, Go e comparar os relatos entre os sexos. Estudo de caráter descritivo, quali-quantitativo, transversal. A amostragem teve 80 professores, licenciados ou bacharéis, atuantes nas áreas da Educação Física. Foi utilizado um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Foi feita análise descritiva com nível de significância de p £0,05. Os resultados obtidos sugerem que devido ao alto índice de pessoas sedentárias o curso de Bacharelado é uma das principais tendências e perspectivas da profissão. Quando comparados entre sexo somente em duas perguntas houve diferença. Foi concluído que o curso de Bacharelado é uma das principais tendências e perspectivas da profissão segundo os profissionais de Anápolis, caracterizando como mercado de trabalho para fins de personal trainer, fitness e consultoria em geral como garantia para uma carreira mais promissora, colocando a população, clientes e alunos como principal fonte de rentabilidade. Podemos concluir que o sexo feminino nas duas perguntas na qual se observava o significado de sucesso e a opinião dos participantes sobre o crescimento da profissão, tinham total objetividade para seu sucesso e crescimento da profissão.
Palavras–chave: Educação Física. Perspectivas. Tendências. Futuro.
Franco Leonardo Terra, David Henrique De Souza Matias, Lorena Cristina Castilho, Iransé Oliveira Silva, Lourenzo Martins de Brito, Laryane De Souza Braga, Patrícia Espíndola Mota Venâncio.