HABILIDADES MOTORAS GROSSAS: COMPARAÇÃO DE ESCOLARES MATRICULADOS EM TEMPO PARCIAL E INTEGRAL.
Dener Souza, Lucas Ralio, Anderson Bençal Indalécio, Higor Thiago Feltrin Rozales Gomes, José Irineu Gorla, Leonardo Trevisan Costa.
Devido ao objetivo primário da escola ser o rendimento acadêmico dos escolares, uma oportunidade para promover maiores possibilidades para prática de atividades motoras em âmbito escolar seria no período contra turno, através da escola em tempo integral. Com isso, o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de habilidades motoras grossas de escolares matriculados em tempo parcial e integral. A amostra foi composta por 278 escolares matriculados na rede regular de ensino fundamental do Município de Votuporanga – SP, com idade entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos. Para avaliação antropométrica, foram mensurados o peso corporal e a estatura para o cálculo do IMC, além da circunferência abdominal. O Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK) foi adotado para avaliar a habilidade motora grossa, por meio de 4 tarefas: equilíbrio corporal, salto monopedal, salto lateral e transferência lateral. Para o tratamento estatístico, recorreu-se primeiramente a análises descritivas e de normalidade. Posteriormente, adotou-se o test t para amostras independentes. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatística para as variáveis antropométricas e motoras entre os grupos. Com isso, conclui-se que o tempo em que o aluno permanece na escola não pode ser considerado um fator que influencie diretamente em melhores valores de habilidades motoras grossas.
Palavras-chave: Habilidade Motora. Desempenho Psicomotor. Escolares.
Dener Souza, Lucas Ralio, Anderson Bençal Indalécio, Higor Thiago Feltrin Rozales Gomes, José Irineu Gorla, Leonardo Trevisan Costa.