INCIDÊNCIA DE DORES E DESCONFORTOS EM PILOTOS DE ASAS ROTATIVAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Silvia Helena de Medeiros Dantas, Daniel Costa Jordão, Marina Souza Pessoa de Medeiros, Fábio Angioluci Diniz Campos, Ídico Luiz Pelegrinotti, Thiago Augusto Rochetti Bezerra.
Este trabalho constitui uma breve análise da incidência de dores e desconfortos ocasionados nos voos na pilotagem de aeronaves de asas rotativas. Este fato deve-se ao excesso de vibração que os rotores exercem na cadeira do piloto, que é absorvida pela coluna do aviador, e pela postura adotada pelo piloto durante o voo devido à disposição dos comandos. Forças Aéreas de diversos países como Israel, Suécia, Inglaterra, dentre outros, têm considerado a lombalgia um problema primário de saúde em aviadores e admitem que esse tipo de problema seja prejudicial à segurança de voo, tendo em vista que a dor atua durante todo o voo e ela pode aparecer em um nível que venha a distrair o piloto. O objetivo desta pesquisa é o esclarecimento da incidência de dores e desconfortos nos pilotos de asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Para auxiliar na realização do estudo, foi utilizado um questionário online com perguntas de múltipla escolha, escala e resposta por extenso, respondido por 124 oficiais aviadores, pertencentes à Força Aérea Brasileira. Corroborando com investigações prévias nesta área, identificamos que os principais desconfortos são relacionados à posição de pilotagem da aeronave, principalmente localizados na região da coluna. Este desconforto, em grande parte, tem a duração de poucos minutos a algumas horas. Os principais métodos preventivos utilizados pelos pilotos de helicóptero são relacionados à realização de treinamentos de força (musculação). Assim, podemos inferir a conscientização de pilotos e autoridades da importância da realização de exercícios físicos, inferindo assim com uma importante medida preventiva.
Palavras-chave: Coluna. Dores. Pilotos. Asas rotativas.
Silvia Helena de Medeiros Dantas, Daniel Costa Jordão, Marina Souza Pessoa de Medeiros, Fábio Angioluci Diniz Campos, Ídico Luiz Pelegrinotti, Thiago Augusto Rochetti Bezerra.