REVISÕES DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO OLÍMPICA
Fabiano Basso, Diego Lerina, Eduardo Viganor, Donaldson Thompson, Otávio Tavares.
O objetivo desse artigo é apresentar uma revisão crítica do desenvolvimento de uma iniciativa inovadora em educação em valores por meio do esporte tendo como referência os valores olímpicos no Brasil. O projeto iniciou-se em 2010 com o desenvolvimento de material didático que vem sendo o objeto de validações de conteúdo e avaliações de seus efeitos pedagógicos, as quais estão documentadas em dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Na presente comunicação são apresentados a descrição, a justificativa, o método e os resultados encontrados em cada uma das quatro etapas desenvolvidas. No âmbito da validação de conteúdo são descritos três estudos, sendo dois em escolas e um em projetos esportivos de caráter social. Já nos termos de avaliação dos efeitos pedagógicos do projeto, é apresentado outro estudo elaborado no ambiente do Ensino Fundamental. Apesar do material didático ser um instrumento em constante desenvolvimento, o foco de futuros estudos ligados a esse projeto estarão relacionadas com a avaliação e a implementação de projetos em Educação Olímpica no Brasil. A principal contribuição desse estudo ao país está ligada ao fomento de inovação de tecnologias de educação no campo da Educação Física.
Palavras-chave: Educação Olímpica. Pedagogia esportiva. Valores do esporte.
Fabiano Basso, Diego Lerina, Eduardo Viganor, Donaldson Thompson, Otávio Tavares.