ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPETÊNCIA MOTORA EM ESCOLARES COM IDADE DE 12 A 14 ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO
Talita Fernanda Rodrigues Lenzi, Flávio Régis Torres Falcão, Fernando Costa Baia, Joéliton Elias Pereira, Rafel Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena.
Os estudos voltados para a idade escolar têm aumentado em grandes proporções, pois o indivíduo esta em fase de mudanças comportamentais e físicas, o movimento é ele próprio centro da vida ativa da criança. Em contrapartida atualmente a sociedade moderna vêm modificando as experiências motoras das crianças tornando assim mais sedentárias. Este estudo objetiva comparar o desempenho motor de escolares com a tabela de referência e entre idades, visando a percepção sobre o comportamento motor e a prática de exercício físico. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo com delineamento comparativo transversal onde os pesquisadores coletaram os dados de cada sujeito num único momento. Tendo características quali-quantitativa, qualitativa porque a pesquisa fez uma classificação dos grupos, em escolar, do sexo feminino, e idades, classificando essa população, pois descreve a característica da população escolar com idades entre 12 a 14 anos A população do estudo foram alunos de uma escola da rede de ensino estadual do município de Cacoal-RO com a faixa etária de 12 a 14 anos de idade. E a amostra foi selecionada pelo processo de amostragem por conveniência, sendo a escolha dos sujeitos conforme o pesquisado tinha disponível conforme termo de consentimento do responsável pelo sujeito. Para a coleta dos dados foram utilizados os seguintes materiais e protocolos: Para a avaliação da coordenação motora foi utilizado o teste de (KörperkoordinationstestfürKinder — KTK), desenvolvido por Kiphard (1976). É constituída por quatro tarefas: (1) trave de equilíbrio (EQ); (2) saltos laterais (SL); (3) saltos mono pedais (SM); e (4) transferências sobre plataforma (TP). Trata-se de uma bateria homogênea, que utiliza as mesmas para várias idades. Conforme evidenciado nos resultados, não ocorreram diferenças significativas na comparação entre os grupos etários para a amostra em questão no teste KTK, levando ao entendimento de que nessa faixa de idade de 12 a 14 anos, pouco se tem de diferenças entre o desempenho motor, entretanto, a amostra evidencia que o nível de desempenho motor se localiza na classificação de muito fraco a regular, o que pode demonstrar carência de atividades físicas ou de diversidade de práticas corporais, o que poderá influenciar na aderência do indivíduo para determinadas atividades físicas quando na idade adulta.
Palavras-chave: Desempenho motor. Escolares. Teste KTK
Talita Fernanda Rodrigues Lenzi, Flávio Régis Torres Falcão, Fernando Costa Baia, Joéliton Elias Pereira, Rafel Ayres Romanholo, Adriano Robson Nogueira de Lucena.