BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

“LEMBRANÇAS DO MEU TEMPO DE BOLA”: MEMÓRIA DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Samara Moura Barreto de Abreu; Thaidys da Conceição Lima Monte; Antônia Edwirgens Almeida Vieira; Maria Silvania Freitas dos Santos; Mateus Lemos Barroso, Eliane Maria Sousa Ferreira.

Resumo

A memória nos convida a contextualizar e reviver experiências que marcaram nossa história de vida e constituíram-se como ferramentas no nosso processo de formação: humana, social e profissional. Remetemos o olhar nesse trabalho para as memórias escolares das aulas de educação física no ensino médio no âmbito do esporte, refletindo sobre os significados desse contexto para a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no Campus Canindé.  Neste sentido, tem como objetivo geral conhecer as memórias das aulas de Educação Física Escolar no âmbito dos esportes identificando os significados e as relações para formação docente. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - Canindé que estão cursando o segundo semestre (04 discentes) e o sexto semestre (04 discentes) do referido curso, totalizando uma amostra de oito (8) sujeitos. A pesquisa foi de dimensão qualitativa cujos caminhos metodológicos foram conduzidos pelo estudo de caso e teve como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas. Fazendo a leitura interpretativa das falas dos sujeitos quanto ao resgate da memória dos esportes nas aulas identificaram-se diversas fragilidades (memórias negativas) no âmbito dos esportes nas aulas de educação física no ensino médio em Canindé as quais se destacaram: a inexistência ou precarização de uma prática pedagógica associada ao esporte como conteúdo da educação física; o fenômeno da esportivização e a homogeneidade esportiva sobre um contexto hegemônico. O resgate da memória permitiu permear sentimentos, significados e valores para a futura prática docente através do encontro de uma relação temporal entre o ser enquanto aluno (passado) e o ser enquanto professor (futuro). Dessa forma, concretiza-se a ideia de que é possível ser reflexo de nossos educadores quando se tem a capacidade de observar criticamente e conscientemente o que é transmitindo ao longo da vida, legitimando as necessárias mudanças e transformações enquanto seres humanos e professores.

Palavras-chave: Memória. Esportes. Formação Docente.

 

Abstract
Palavras Chave

Samara Moura Barreto de Abreu; Thaidys da Conceição Lima Monte; Antônia Edwirgens Almeida Vieira; Maria Silvania Freitas dos Santos; Mateus Lemos Barroso, Eliane Maria Sousa Ferreira.

Pesquisar artigos

Publicações