BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM INTEGRANTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ E COMUNIDADE LOCAL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Raquel Felipe de Vasconcelos, Francisca Nimara Inácio da Cruz, Ana Cristina de Sousa Costa, Isnara Samia Bandeira de Paula, Francisca Kaline Brito Mendonça, Maria Uiara Nascimento Nogueira, Francisca Larissa Rodrigues de Almeida.

Resumo

O sobrepeso e a obesidade contribuem de forma importante para o desenvolvimento de doenças crônicas incapacitantes. Os índices de sobrepeso e obesidade têm crescido de forma tão assustadora em diversos países industrializados e em desenvolvimento, que o controle da composição corporal tem se tornado uma das principais preocupações de vários órgãos de saúde pública. Essa pesquisa se propõe a identificar a prevalência de sobrepeso e obesidade, os possíveis riscos para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas e o nível de saúde de servidores, alunos, prestadores de serviços e comunidade local de Canindé por meio da realização de avaliações físicas. Foram realizadas as medidas antropométricas de estatura, peso, circunferências corporais, dobras cutâneas, a fim de serem estabelecidos o índice de massa corporal (IMC), relação cintura/quadril (RCQ), circunferência abdominal (CA) e percentual de gordura (%G). Os resultados mostram predominância de 32% de homens e 68% de mulheres na amostra, com idade média de 28,36 ± 8,78 anos para homens e 28,70 ± 11,64 anos para mulheres. A antropometria identificou média e desvio padrão, para homens e mulheres, respectivamente: altura de 1,73 ± 0,06 e 1,58 ± 0,06 metros; peso de 78,35 ± 12,01 e 65,19 ±13,95 quilogramas; IMC de 26,09 ± 3,75 e 25,89 ± 4,93 kg/m2; circunferência abdominal (CA) de 90,76 ± 10,75 e 89,82 ± 11,29 centímetros e relação cintura-quadril (RCQ) 0,86 ± 0,08 e 0,78 ± 0,06. Observou-se que 55% dos homens e 53% das mulheres estão com excesso de peso corporal, verificado através do IMC. 45% dos homens e 96% das mulheres apresenta algum risco (moderado, alto e muito alto) de desenvolver doenças cardiovasculares devido ao acúmulo de gordura corporal na região central do corpo. 36% dos homens e 57% das mulheres apresentam obesidade abdominal, verificando algum risco (elevado e muito elevado) de desenvolver síndrome metabólica devido ao acúmulo excessivo de gordura na região abdominal. 73% dos homens e 87% das mulheres apresentam excesso de gordura corporal total. Dessa forma, verificou-se altas prevalências de sobrepeso e obesidade na população estudada, enquadrando-se como grupo alvo de ações de saúde que objetivam o controle de doenças crônicas não transmissíveis.

Palavras-chave: Sobrepeso. Obesidade. Doença Crônica.

Abstract
Palavras Chave

Raquel Felipe de Vasconcelos, Francisca Nimara Inácio da Cruz, Ana Cristina de Sousa Costa, Isnara Samia Bandeira de Paula, Francisca Kaline Brito Mendonça, Maria Uiara Nascimento Nogueira, Francisca Larissa Rodrigues de Almeida.

Pesquisar artigos

Publicações