A EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR COMO COMPONENTE CURRICULAR NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE OUTRAS DISCIPLINAS
Maria de Fatima de Matos Maia; Rosilene Ferreira de Araújo; Thatiana Maia Tolentino; Maria Christina Soares Gomes; Berenilde Valéria de Oliveira Sousa; Celina Aparecida Gonçalves Lima; Jaime Tolentino Miranda Neto
A educação física vem passando por grandes modificações dentro do ambiente escolar uma vez que ela deve estar integrada à proposta pedagógica da escola, podendo assim mudar a percepção que professores de outras áreas têm a respeito dessa prática. Assim o objetivo dessa pesquisa foi identificar a percepção dos docentes de outras áreas de conhecimento acerca da importância da disciplina educação física na escola. A pesquisa é descritiva, quantitativa e possui cunho exploratório. A população foi composta por professores de duas escolas de Montes Claros. A amostra foi composta de 64 professores de diferentes disciplinas. A pesquisa se realizou por intermédio de questionário estruturado com seis questões fechadas. A análise estatística contou com frequência e percentagem das respostas. Os resultados mostraram que 56.9% dos docentes pensam que a educação física é muito importante; 47.7% percebem os objetivos como promover a saúde e o bem-estar de uma forma geral; e a educação física foi considerada por 95.4% como tão importante quanta outra disciplina. Com relação à dispensa das aulas, o atestado médico é entendido como principal (56.9%) e, acerca do planejamento das aulas, todos os conteúdos listados deveriam ser ressaltados (56.9%). A adolescência foi a fase mais importante da vida para a prática de educação física, com 38.5%. Assim, conclui-se que os docentes entendem a importância da educação física escolar, seus objetivos, forma de planejamento, liberação das aulas e em quais idades ela é importante.
Palavras-chave: Educação física escolar. Ensino fundamental. Professores de outras disciplinas.
Maria de Fatima de Matos Maia; Rosilene Ferreira de Araújo; Thatiana Maia Tolentino; Maria Christina Soares Gomes; Berenilde Valéria de Oliveira Sousa; Celina Aparecida Gonçalves Lima; Jaime Tolentino Miranda Neto