ATIVIDADE CIRCENSE E A INFLUÊNCIA QUE EXERCE SOBRE OS EDUCADORES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Gizelle Laís da Costa Alves; Thamy Saraiva Alves; Fábio José da Costa Alves
O artigo apresenta às contribuições das experiências e vivências no circo e na escola de educadores das áreas de Educação Física e áreas afins, na temática a atividade circense e a influência que essa atividade exerce sobre os educadores e suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Tendo como um dos objetivos verificar e saber quais as influências que a atividade circense exerce sobre seus educadores em suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. O locús da pesquisa foi o Projeto Picadeiro Cidadão, aplicado no espaço do Circo Roda Ciranda, no atendimento de 22 escolas municipais de Macapá cadastradas no Programa Mais educação, onde os sujeitos da pesquisa vivenciam a acrobacia, o malabarismo, a palhaçaria e o equilibrismo, por meio de atividades lúdicas e interativas entre crianças e educadores, que durante o processo de ensino e aprendizagem, os mesmos desenvolvem diferentes aspectos pessoais como a sensibilidade na expressão corporal, à cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto superação e da autoestima. Trata-se de uma pesquisa de um enfoque qualitativo, delineado pelo modelo descritivo com base nos autores Duprat (2007), Sampieri; Collado; Lucio (2006) quando destacam uma análise interpretativa, de contextualização do ambiente, dos sujeitos e de experiências únicas. Assim, a pesquisa teve como objeto de estudo os educadores, onde os dados levantados foram por meio da aplicação de questionários que buscavam analisar como acontecia essa influência da atividade circense nessa prática cotidiana. Ressaltamos que as análises realizadas firmam-se na relevância de que a atividade circense influência as práticas pedagógicas dos educadores no cotidiano escolar, caracterizando com as mais diversas fontes de informação cultural, a ponto de essas atividades circenses, ou seja, essas práticas pedagógicas interligam-se como instrumentos para dimensão lúdica no âmbito da valorização da criatividade e da sensibilidade do discente. Nessa perspectiva a atividade circense é uma ferramenta importante no cotidiano escolar, que colabora na conduta e na formação humana.
Palavra-chave: Atividade e influência circense. Educadores. Práticas pedagógicas.
Gizelle Laís da Costa Alves; Thamy Saraiva Alves; Fábio José da Costa Alves