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DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS QUE PRATICAM O TÊNIS DE MESA, UM ESTUDO COMPARATIVO.

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Autor(es)

Michel de Araújo Maranhão; Terezinha Maria Baccin Moura; Ralciney Marcio Carvalho Barbosa;  Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gome¹; Danilo Lopes Ferreira Lima.

 

Resumo

O tênis de mesa é um esporte pouco praticado no Brasil devido, principalmente, à falta de investimento em atletas que o praticam. Contudo, aos poucos o esporte vem sendo divulgado e, em muitas escolas existem mesas para sua prática, fazendo com que o interesse das crianças aumente. Por meio dos componentes da aptidão física exigidos pelo esporte como força e agilidade e pela própria técnica utilizada pelo esporte, a criança que o pratica pode ter benefícios psicomotores. O presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis contribuições que a prática do tênis de mesa fornece, para uma criança, em seus aspectos psicomotores. Esta pesquisa caracteriza-se como transversal e observacional com abordagem quantitativa, que investigou o desenvolvimento psicomotor de 6 crianças praticantes de tênis de mesa e participantes de competições em nível estadual no Estado do Ceará e de 6 crianças que estão começando no esporte. Foram incluídas somente crianças entre as idades de 10 e 12 anos. Para a realização da coleta foram utilizados testes para avaliação das seguintes funções psicomotores: Equilíbrio Estático; Praxia Global (coordenação óculo-manual e coordenação óculo-pedal) e Praxia Fina (velocidade e precisão). Os resultados do equilíbrio estático demonstram que os praticantes de tênis de mesa conseguiram uma soma total dos pontos (22 Pontos) maior do que a conseguida por aqueles que não praticam o esporte (15 Pontos). Uma maior pontuação do grupo de mesatenistas ocorreu também durante o teste de velocidade e precisão onde o grupo de praticantes de tênis de mesa fez 22 pontos na soma total de pontos e os não praticantes conseguiram apenas a metade, 11 pontos. Quando realizado o teste de Coordenação óculo-manual os praticantes de tênis de mesa obtiveram uma pontuação menor (9 pontos) do que o grupo não praticante (10 Pontos), resultado talvez devido à prática de outras atividades motoras pelo grupo não praticante. Já no teste de Coordenação óculo-pedal (Teste 3), os dois grupos obtiveram a mesma pontuação (8 pontos). Com relação aos testes realizados pode-se concluir que a velocidade e precisão são os aspectos mais relevantes para o jogador de tênis de mesa, seguido do desenvolvimento do equilíbrio estático. Os movimentos dos braços e pernas dentro do jogo servem como pontos de equilíbrio daí a possibilidade de serem mais desenvolvidos. Contudo as coordenações óculo-manual e óculo-pedal devem ser mais bem trabalhadas.

Palavras-chave: Movimento. Desempenho psicomotor. Criança.

Abstract
Palavras Chave

Michel de Araújo Maranhão; Terezinha Maria Baccin Moura; Ralciney Marcio Carvalho Barbosa;  Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gome¹; Danilo Lopes Ferreira Lima.

 

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