EFEITO UM PROGRAMA CENTRADO NA DANÇA DE SALÃO SOBRE A COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES DE 8 A 10 ANOS DE IDADE
Maria Aparecida Coimbra Maia; Vanildo Rodrigues Pereira.
O presente estudo, quase-experimental, teve como objetivo analisar o efeito de um programa de iniciação em dança de salão na escola sobre a coordenação motora. Propõe sistematizar e realizar um programa de ensino-aprendizagem em dança de salão, especialmente elaborado para esta pesquisa. A amostra foi composta de 89 alunos da 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Maringá/PR. Utilizou-se como instrumento de medida, o teste KTK de Kiphard e Schilling (1974), traduzido por Gorla (1997). A análise foi feita pela estatística descritiva, o α de Cronbach, o modelo linear de efeitos mistos, (p< 0,05). Os resultados evidenciaram melhoras significativas do grupo experimental nas quatro tarefas, no quociente motor geral e em percentual. O grupo controle mostrou melhora significativa na tarefa “trave de equilíbrio” e no quociente motor geral. Concluiu-se que o programa pode contribuir significativamente sobre a coordenação motora dos escolares participantes.
Palavras-chave: Dança de salão. Coordenação motora. Escolares.
Maria Aparecida Coimbra Maia; Vanildo Rodrigues Pereira.