LAZER E JUVENTUDE: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Vanessa Silva Pontes; Erik Giuseppe Barbosa Pereira
O objetivo deste estudo é identificar as representações de lazer em jovens estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física da UFRJ. A partir deste, emerge a questão: o que o jovem graduando em educação física entende por lazer? A metodologia é do tipo descritivo, de natureza qualitativa, tendo como instrumento o questionário contendo questões abertas e como técnica a Análise de Conteúdo. Participaram 40 estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física da UFRJ, com idades entre 18 e 25 anos, de ambos os sexos e selecionados aleatoriamente. Concluimos que: as representações que os graduandos têm de lazer confundem-se com “ócio” e “tempo livre” e; as atividades que verdadeiramente se enquadram como de lazer são restritas por conta das obrigações acadêmicas, e estão relacionadas ao perfil do profissional de educação física.
Palavras-chave: Lazer. Juventude. Educação Física. Análise de Conteúdo.
Vanessa Silva Pontes; Erik Giuseppe Barbosa Pereira