BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DA PONTE: ORGANIZAÇÃO E INTERVENÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marcelly Mancini, Josária Ferraz Amaral, Ludmila Mourão

Resumo

Diante dos desafios da sociedade contemporânea, faz-se necessário a reflexão e a busca por novos caminhos para a educação. A Escola da Ponte arriscou uma inovação e é hoje uma referência no cenário educacional. Diversas discussões acerca das práticas pedagógicas diferenciadas dessa instituição tem sido realizadas, todavia, não foram encontrados trabalhos com o propósito de investigar a disciplina Educação Física. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi investigar a organização do trabalho pedagógico da Escola da Ponte, bem como a dinâmica do trabalho e os processos de intervenção da disciplina Educação Física nessa instituição. Participaram desse estudo o professor de Educação Física e os alunos pertencentes aos três núcleos da Escola da Ponte: iniciação, consolidação e aprofundamento. O instrumento utilizado pelos pesquisadores foi um formulário prévio de observações, o qual incluía os seguintes parâmetros: elaboração e organização das aulas de Educação Física, conteúdos, resolução de conflitos e mediação, motivação e integração entre os alunos de diferentes faixas etárias. Durante quatro visitas à Escola da Ponte, foram realizadas observações e entrevistas informais com o professor. Na primeira visita foram observadas a estrutura e o funcionamento da escola e, nas demais, as aulas de Educação Física. Conclui-se que a organização do trabalho pedagógico da Escola da Ponte, bem como a dinâmica do trabalho e os processos de intervenção da disciplina Educação Física, possuem um modelo diferenciado daquele desenvolvido nas escolas tradicionais. A dinâmica do trabalho dessa disciplina compreende três momentos: escolha da modalidade, pesquisa e partilha, e prática e avaliação. O processo avaliativo, por sua vez, ocorre continuamente de forma a contribuir para melhorar as aprendizagens em curso. Na dinâmica de trabalho desenvolvida nos núcleos é utilizada uma metodologia pedagógica em que a autonomia, a liberdade, a solidariedade e a responsabilidade são a base do trabalho.

Palavras-chave: Educação. Educação Física Escolar. Escola da Ponte.

Abstract
Palavras Chave

Marcelly Mancini, Josária Ferraz Amaral, Ludmila Mourão

Pesquisar artigos

Publicações