ASSOCIAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE: USO DA ANTROPOMETRIA NA ESCOLA
Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, Juliana Nunes de Oliveira, Elizângela de Souza Bernaldino, Felipe Damião Pessoa de Souza, Célio José Borges, Edson dos Santos Farias.
Objetivo: Verificar a importância da antropometria como indicador de saúde em escolares na faixa etária de 07 a 11 anos de uma escola pública em Porto Velho. Método: Participaram 233 escolares (masc. 199 e fem. 114), com idades entre 07 a 11 anos. Através das medidas antropométricas foi avaliado o IMC, %G e CC. Foi utilizada a estatística descritiva básica: médias, desvios padrões. O teste de Correlação de Pearson para verificar a associação do IMC, %G e CC de acordo com a idade e sexo. Resultados: foi observada uma associação positiva entre percentual de gordura (%G), índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC) em todas as idades no sexo masculino. Ocorreu uma correlação muito alta entre o %G x IMC na idade de 07 anos; e alta nas idades de 08 a 11 anos de idade. Com relação ao %G x CC foi moderada aos 08 e 11 anos; alta aos 7 e 10 anos e muito alta aos 9 anos de idade. O nível de associação entre as variáveis IMC x CC foi muito alta aos 9 e 10 anos e alta nas demais idades. No grupo das meninas no cruzamento de %G com IMC aos 8 e 10 anos a correlação foi alta, nas demais idades moderadas. No %G com CC foi muito alta aos 10 anos, nas demais idades foi alta. Entre o IMC e CC com exceção dos 7 anos que foi muito alta, as demais idades a correlação foi alta. Conclusão: os parâmetros antropométricos através de medidas de peso, estatura, dobras cutâneas e circunferência da cintura quando avaliados pelo sexo e idade através do IMC, %G e CC são dados confiáveis e fidedignos para avaliar e controlar a saúde em escolares.
Palavras–chave: Antropometria. Saúde Escolar.
Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, Juliana Nunes de Oliveira, Elizângela de Souza Bernaldino, Felipe Damião Pessoa de Souza, Célio José Borges, Edson dos Santos Farias.