BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ESTUDO DAS VARIÁVEIS MORFOLÓGICAS EM ESCOLARES DE 06 A 10 ANOS DE IDADE DAS CIDADES DE BURITIZEIRO E MONTES CLAROS - MG

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Alex Sander Freitas,Gláucia Marques Marinho, Fernando Ferreira Deusdará, Janilson de Assis Miranda, Ênio Pacífico Farias Júnior, Igor Raineh Durães Cruz, Andréia Luciana Ribeiro de Freitas.

Resumo

Introdução: Ao mesmo tempo em que declina a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos num ritmo bem acelerado, aumenta a prevalência de sobrepeso e obesidade na população brasileira. Objetivo: Verificar a variação da morfologia corporal em escolares de 06 a 10 anos de idade da cidade de Buritizeiro e Montes Claros/MG. Metodologia: O presente estudo é caracterizado como descritivo e comparativo, de corte transversal, o tipo de análise quantitativa, tendo como amostra 400 crianças no total, sendo 200 crianças de cada cidade de ambos os sexos, com faixa etária de 06 a 10 anos idade da cidade de Buritizeiro e Montes Claros/MG. As medidas das variáveis antropométricas foram realizadas de acordo com os parâmetros antropométricos propostos por Lohman; Roche; Martorell (1988). Os dados coletados foram tratados por meio da estatística descritiva utilizando o cálculo de média, desvio padrão e freqüência através do programa SPSS 16.0 for Windows. Para determinar as prevalências de sobrepeso e obesidade foram adotados os parâmetros propostos por Cole et al. (2000). Para as comparações entre as cidades e os gêneros utilizamos o teste “t” de Student com p≤0,05, e para as variações entre as idades será utilizada a ANOVA (one way) também com p≤0,05. Resultados: Observou-se que em relação ao IMC segundo os criterios de Cole et. al., (2000), a prevalência de sobrepeso nas cidades de Buritizeiro e Montes Claros foi, 19,0% e 14,0% respectivamente; e para a obesidade 3,0% e 3,0%. Na cidade de Montes Claros e Buritizeiro 0,5% e 0,0% da amostra possuem o percentual de gordura excessivamente baixo respectivamente, 15,5% e 1,0% baixo; 64,0% e 51,5% normal, 9,0% e 31,0% moderadamente alto, 6,5% e 13,0% alto, 4,5% e 3,5% excessivamente alto. Referente à comparação entre os sexos, pode-se perceber que tivemos valores significativos nas dobras tricipital e subescapular e na %G. Referente à comparação entre as cidades, pode-se perceber que tivemos valores significativos nas dobras tricipital e subescapular, no IMC e na %G. Em relação à faixa etária, podemos observar que tivemos valores significativos em todas as variavéis, peso, altura, as dobras, o IMC e o %G. Conclusão: Portanto, analisando os valores encontrados neste estudo, o sobrepeso e a obesidade apresentam em maior grau na cidade de Buritizeiro em relação à cidade de Montes Claros nos escolares pesquisados.

Palavras-chave: Sobrepeso e Obesidade. Prevalência. Crianças.                         

Abstract
Palavras Chave

Alex Sander Freitas,Gláucia Marques Marinho, Fernando Ferreira Deusdará, Janilson de Assis Miranda, Ênio Pacífico Farias Júnior, Igor Raineh Durães Cruz, Andréia Luciana Ribeiro de Freitas.

Pesquisar artigos

Publicações