ESTUDO DAS VARIÁVEIS MORFOLÓGICAS EM ESCOLARES DE 06 A 10 ANOS DE IDADE DAS CIDADES DE BURITIZEIRO E MONTES CLAROS - MG
Alex Sander Freitas,Gláucia Marques Marinho, Fernando Ferreira Deusdará, Janilson de Assis Miranda, Ênio Pacífico Farias Júnior, Igor Raineh Durães Cruz, Andréia Luciana Ribeiro de Freitas.
Introdução: Ao mesmo tempo em que declina a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos num ritmo bem acelerado, aumenta a prevalência de sobrepeso e obesidade na população brasileira. Objetivo: Verificar a variação da morfologia corporal em escolares de 06 a 10 anos de idade da cidade de Buritizeiro e Montes Claros/MG. Metodologia: O presente estudo é caracterizado como descritivo e comparativo, de corte transversal, o tipo de análise quantitativa, tendo como amostra 400 crianças no total, sendo 200 crianças de cada cidade de ambos os sexos, com faixa etária de 06 a 10 anos idade da cidade de Buritizeiro e Montes Claros/MG. As medidas das variáveis antropométricas foram realizadas de acordo com os parâmetros antropométricos propostos por Lohman; Roche; Martorell (1988). Os dados coletados foram tratados por meio da estatística descritiva utilizando o cálculo de média, desvio padrão e freqüência através do programa SPSS 16.0 for Windows. Para determinar as prevalências de sobrepeso e obesidade foram adotados os parâmetros propostos por Cole et al. (2000). Para as comparações entre as cidades e os gêneros utilizamos o teste “t” de Student com p≤0,05, e para as variações entre as idades será utilizada a ANOVA (one way) também com p≤0,05. Resultados: Observou-se que em relação ao IMC segundo os criterios de Cole et. al., (2000), a prevalência de sobrepeso nas cidades de Buritizeiro e Montes Claros foi, 19,0% e 14,0% respectivamente; e para a obesidade 3,0% e 3,0%. Na cidade de Montes Claros e Buritizeiro 0,5% e 0,0% da amostra possuem o percentual de gordura excessivamente baixo respectivamente, 15,5% e 1,0% baixo; 64,0% e 51,5% normal, 9,0% e 31,0% moderadamente alto, 6,5% e 13,0% alto, 4,5% e 3,5% excessivamente alto. Referente à comparação entre os sexos, pode-se perceber que tivemos valores significativos nas dobras tricipital e subescapular e na %G. Referente à comparação entre as cidades, pode-se perceber que tivemos valores significativos nas dobras tricipital e subescapular, no IMC e na %G. Em relação à faixa etária, podemos observar que tivemos valores significativos em todas as variavéis, peso, altura, as dobras, o IMC e o %G. Conclusão: Portanto, analisando os valores encontrados neste estudo, o sobrepeso e a obesidade apresentam em maior grau na cidade de Buritizeiro em relação à cidade de Montes Claros nos escolares pesquisados.
Palavras-chave: Sobrepeso e Obesidade. Prevalência. Crianças.
Alex Sander Freitas,Gláucia Marques Marinho, Fernando Ferreira Deusdará, Janilson de Assis Miranda, Ênio Pacífico Farias Júnior, Igor Raineh Durães Cruz, Andréia Luciana Ribeiro de Freitas.