BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PERFIL DO CONHECIMENTO TÁTICO DE CRIANÇAS DE 8 A 12 ANOS NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Layla Maria Campos Aburachid, Schelyne Ribas da Silva, Francisco Tacilio Lopes Lustosa, Nayanne Dias Araújo, Aiala Priscila Nunes de Castro, Juliana Aparecina de Paula Schuller, Pablo Juan Greco

Resumo

O conhecimento tático processual refere-se à capacidade do indivíduo de executar tarefas complexas de forma automatizada, aparentemente sem o envolvimento de uma recordação consciente. O presente estudo objetivou verificar o nível de conhecimento tático processual das crianças e compará-lo com a idade, sexo e prática de atividade esportiva extraescolar. A amostra foi composta por 98 crianças com idade entre 08 e 12 anos (9,79±1,08), sendo 50 crianças do sexo masculino e 48 do sexo feminino. O instrumento conhecimento tático processual: orientação esportiva foi o teste utilizado para a verificação da variável dependente. Na comparação do nível de conhecimento tático processual entre idades, sendo dividido nos grupos de 08 e 09 anos e 10 a 12 anos não encontrou-se diferença significativa (p = 0,391). Para a variável sexo, os meninos demonstraram melhor nível de conhecimento tático processual do que as meninas apresentando um p=0,000. Mesmo segregando as crianças por agrupamento de idade (G1 - 8 e 9 anos e G2 - 10 a 12 anos), em ambos os grupos os meninos mantiveram um melhor nível de conhecimento tático processual quando comparados com as meninas. Nas comparações entre as crianças que realizam ou não prática de atividade esportiva extraescolar, as crianças partícipes de atividade esportiva extraescolar apresentaram um melhor nível de conhecimento tático processual quando comparadas com as crianças que frequentaram apenas as atividades escolares (p = 0,035). A prática de atividades esportiva extraescolares pode ser um fator importante para o aumento do nível do conhecimento tático processual das crianças. Conhecer os níveis de estimulação dos processos mentais e técnico-coordenativos, utilizados para a elaboração de respostas, por meio de uma ação motora, poderá fornecer aos professores de educação física, tanto na área escolar como em escolinhas, orientações de como proceder no ensino inicial dos esportes.

Palavras-chave: conhecimento tático processual, crianças, iniciação esportiva

Abstract
Palavras Chave

Layla Maria Campos Aburachid, Schelyne Ribas da Silva, Francisco Tacilio Lopes Lustosa, Nayanne Dias Araújo, Aiala Priscila Nunes de Castro, Juliana Aparecina de Paula Schuller, Pablo Juan Greco

Pesquisar artigos

Publicações