PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO E DISTRIBUIÇÃO DE PESO CORPORAL COMO PREDITORES DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES ESCOLARES
Leonardo Coelho de Deus Lima, Glauber Castelo Branco Silva, Sandra Maria do Nascimento Moreira, Laudeth Alves dos Reis, David Marcos Emérito de Araújo, Ana Paula Soares de Andrade.
O objetivo do estudo foi verificar o índice de massa corporal (IMC) e a distribuição da gordura corporal em escolares adolescentes. Tais medidas indicam riscos de doenças cardiovasculares. O estudo caracterizou-se de corte transversal, descritivo e correlacional. A amostra foi composta por 105 adolescentes, de ambos os sexos, alunos de uma escola particular do município de Teresina - PI. Foram realizadas medidas de peso, altura e circunferência da cintura (CC). Foi realizado o cálculo de IMC, e para análise estatística foi utilizada estatística descritiva, através da média e desvio padrão, tendo uso da correlação de Pearson para correlacionar as variáveis avaliadas. Os adolescentes apresentaram excesso de peso (sobrepeso + obesidade) mais elevado que a média dos adolescentes brasileiros. A análise estatística apresentou forte correlação entre as variáveis estudadas, sobretudo quando relacionamos IMC/CC, que indica excesso de gordura na região abdominal. Quadro que favorece o desenvolvimento de várias enfermidades que predispõem as doenças cardiovasculares (DCV). Os resultados demonstram que medidas de intervenção quanto ao nível de atividade física e qualidade da alimentação, são atitudes profícuas, para que a possibilidade dos indivíduos estudados serem acometidos por um problema cardiovascular, seja minimizado substancialmente.
Palavras-chave: Excesso de peso. Doenças cardiovasculares. Escolares.
Leonardo Coelho de Deus Lima, Glauber Castelo Branco Silva, Sandra Maria do Nascimento Moreira, Laudeth Alves dos Reis, David Marcos Emérito de Araújo, Ana Paula Soares de Andrade.