ESTARIAM AS DIFICULDADES DE ESCRITA ASSOCIADAS A DIFICULDADES MOTORAS?
Adriano Percival Calvo; Ana Maria Pellegrini, Cynthia Yukiko Hiraga.
A escrita é uma habilidade extremamente complexa que envolve fatores perceptivos, cognitivos, motores e sensório-motores. Uma escrita legível é importante para o desenvolvimento escolar e sócio-afetivo da criança. Esta habilidade se desenvolve com a escolarização e com a experiência, mas existem crianças que não conseguem desenvolver uma escrita legível nos primeiros anos de escolarização. Crianças com dificuldades na escrita podem ser classificadas como tendo padrão de escrita empobrecido, disgraficas e transtorno da expressão escrita. As causas de tais dificuldades não estão associadas ao Q.I. abaixo do padrão normal e a distúrbios neurológicos, mas estudos sugerem que as dificuldades da escrita podem estar associadas a dificuldades motoras do individuo, como por exemplo, à desordem coordenativa desenvolvimental, DCD. Um dos sintomas deste transtorno é o fraco desempenho em várias atividades do cotidiano entre eles a escrita insatisfatória. Em estudo anterior, há indícios que os problemas de escrita de crianças com DCD parecem estar mais vinculados a dificuldades motoras em habilidades de destreza manual. Assim, a proposta do presente estudo é verificar se existe um vinculo entre dificuldades motoras e dificuldades na escrita e se dificuldades motoras em habilidades manuais são preponderantes nas dificuldades na escrita. Participaram do estudo 68 crianças, entre 7 e 11 anos de idade, matriculadas nos primeiros anos de escolarização de duas escolas públicas de cidades do interior paulista. Os participantes foram indicados pelas próprias professoras de classe a partir da qualidade de escrita das crianças. O GE foi formado por 34 crianças com dificuldades de escrita e o GC formado pelas outras 34 crianças que tem boa qualidade de escrita e com idade e gênero correspondente às crianças do GE. A avaliação foi constituída da adaptação do Minessota Handwriting Assessment. Os participantes copiaram com um lápis uma frase com todas as letras do alfabeto numa folha pautada e própria para a avaliação. O tempo de cópia foi cronometrado e as variáveis analisadas foram velocidade de cópia, tempo de execução, legibilidade, forma, alinhamento, tamanho e espaçamento. Os resultados confirmam a existência do vínculo entre as dificuldades motoras gerais e as dificuldades da escrita como sugerido na literatura. Além disso, sugerimos que as dificuldades motoras específicas às habilidades motoras manuais lideram para o comprometimento da qualidade da escrita das crianças
Palavra chave: Escrita, Disgrafia, Desordem Coordenativa Desenvolvimental.
Adriano Percival Calvo; Ana Maria Pellegrini, Cynthia Yukiko Hiraga.