HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DO BASQUETEBOL
Tamara Suzan do Amaral, Ana Beatriz Fortes de Carvalho, Maria Aparecida Ribeiro
Este estudo propõe uma metodologia de ensino para modalidade de basquetebol por meio da história em quadrinhos. Com o processo de leitura, a aprendizagem das crianças ocorre de forma lúdica, pois além de aprender a praticar a modalidade basquetebol, a criança desenvolveu outras aptidões como a leitura. Para realização deste estudo de abordagem qualitativa, foi utilizado um levantamento de pesquisa bibliográfica, na internet e em artigos científicos, bem como elaborado um gibi. Após aprovação do comitê de ética, os gibis foram entregues aos alunos, que fizeram leitura individual; depois foi proposto a eles que fossem para a quadra e colocassem em prática o processo de ensino aprendizagem. Ainda aplicou-se aos participantes um questionário. Os resultados alcançados permitem-nos afirmar, que a proposta do gibi com história em quadrinhos, como uma prática de ensino para a modalidade de basquetebol foi eficaz, eficiente, proporcionando o aprendizado, a ludicidade e a teoria na prática.
Palavras-chave: História em Quadrinhos. Basquetebol. Educação Física escolar.
Tamara Suzan do Amaral, Ana Beatriz Fortes de Carvalho, Maria Aparecida Ribeiro