MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Poliana da Silva Toledo; Cláudia Christina Mendes Rocha; Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
No cotidiano escolar, especificamente nas aulas de Educação Física, inúmeras situações ocorrem e podem fazer com que os alunos se sintam desmotivados, por exemplo, aulas repetitivas, desmotivação dos professores, condições da infraestrutura para a realização das aulas, entre outros aspectos. No ensino médio, a desmotivação e/ou desinteresse dos alunos torna-se eminente devido à baixa participação nas aulas. Nesse sentido, este estudo objetivou verificar quais fatores motivacionais são considerados importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio de uma escola pública. O instrumento utilizado para identificar os fatores motivacionais foi a Escala de Motivos para a Prática Esportiva (EMPE). Participaram da pesquisa 30 estudantes do ensino médio com idade entre 15 a 18 anos, de uma escola pública situada na cidade de Dona Euzébia/MG. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que todos os fatores motivacionais são considerados “importantes” ou “muito importantes”, conforme o protocolo do EMPE. Ao analisá-los, percebe-se que o fator motivacional de maior incidência entre os estudantes do Ensino Médio foi “Saúde” (c=4,4), seguido de “Condicionamento Físico” (c=4,0), ambos classificados como “Muito Importantes”. As categorias Técnica e Status (c=3,6), Afiliação (c=3,2) e Contexto (c=3,0) foram considerados “Importantes”, e o fator de menor motivação e classificado como “Pouco Importante” foi Energia (c=2,7). Concluiu-se que estudar a motivação nas aulas de Educação Física é de extrema importância, pois através dos resultados obtidos poder-se-á orientar melhor os alunos tanto para a prática da atividade física em contexto extra-escolar quanto motivá-los para as aulas de Educação Física, favorecendo assim a melhoria da qualidade de vida dos mesmos e também ao aumento do número de alunos nas aulas.
Palavras-chave: Motivação. Educação Física. Ensino Médio.
Poliana da Silva Toledo; Cláudia Christina Mendes Rocha; Deyliane Aparecida de Almeida Pereira