TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: QUAL O ESPAÇO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA?
Irlla Karla dos Santos Diniz; Suraya Cristina Darido
Este trabalho procurou investigar qual o posicionamento de professores formados em uma mesma instituição de ensino superior, qual o espaço que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) devem ocupar durante o processo de formação inicial em Licenciatura em Educação Física. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que visa descrever e decodificar diversos significados e componentes de um determinado recorte da realidade. O estudo foi desenvolvido com professores de Educação Física de um curso público de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários previamente elaborados com questões fechadas, que tinham como objetivo estruturar um corpo de conhecimento relacionado às TIC na formação inicial. Os dados apontaram que no curso analisado as TIC ainda são abordadas principalmente como recursos técnicos, e que no geral, as disciplinas não se propuseram a refletir sobre as implicações deste novo contexto de desenvolvimento tecnológico para a educação. Entretanto, os participantes salientaram a importância da inserção sistematizada de discussões sobre as TIC no processo educativo, principalmente pelas experiências vivenciadas durante o trabalho docente. Desta forma, parece que há um consenso entre os professores deste estudo sobre a necessidade de reflexões sobre estas questões ainda na formação inicial em Educação Física. Entretanto, a melhor forma de implementação desta proposta ainda gera controvérsias entre os participantes, uma vez que, os dados mostraram-se divididos no que tange a criação de uma disciplina no currículo que pudesse se dedicar exclusivamente a estas questões. O presente estudo contribui com o cenário científico, na medida em que suscita reflexões sobre o posicionamento de professores de Educação Física acerca do espaço que as TIC devem ter no currículo de formação inicial. Além disso, acentuou-se o debate sobre a necessidade dos cursos de graduação da área começarem a pensar como vão incluir discussões com este cunho em seus projetos pedagógicos e planejamentos em reformas curriculares.
Palavras-chave: TIC. Educação Física. Formação inicial.
Irlla Karla dos Santos Diniz; Suraya Cristina Darido