FENÔMENO ESPORTIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano, Rodrigo Tolim Machado.
O presente artigo apresenta apenas um recorte da pesquisa realizada no Curso de Educação Física – (UNEMAT) Universidade do Estado de Matogrosso – Campus de Cáceres em conjunto com Instituto Federal de Matogrosso (IFMT) no ano de 2010/01 que teve como temática central: Implicações do Fenômeno Esportivo na Educação Física Escolar. A pesquisa objetivou investigar a predominância do conteúdo esportivo na escola? Analisar a influencia do esporte na educação física escolar? A construção do referencial teórico da pesquisa ancorou nos autores como Assis (2005), Barbieri (1996), Coletivo de Autores (1992), Kunz (2004), Stigger (2005), Rezer (2006), Vago (1999), Paes (2001), teóricos estes que auxiliaram na compreensão do Fenômeno Esportivo. O método de pesquisa desenvolvido teve o caráter qualitativo, no qual referenciamos em Neves (1996), Amaral (2007), Silva e Menezes (2001), Triviños (1987). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário com questões semi estruturada e aberta para uma maior obtenção de resultados. O lócus da pesquisa foi 05 escolas da rede básica de ensino do município de Cáceres – MT. Sendo sujeitos da pesquisa 05 professores que atuam nessas escolas. Conclui-se que o fenômeno esportivo vem refletindo em muito a sociedade que numa forma hegemônica constrói as relações que constituem o meio esportivo, contudo significados e ressignificados se confundem e acabam constituindo verdades difíceis de serem questionados na educação física escolar. Desse modo, o esporte tornou-se o conteúdo determinante das aulas do ensino básico.
Palavras-chave: Fenômeno. Esporte. Educação Física.
Fabio da Penha Coelho, Roberval Emerson Pizano, Rodrigo Tolim Machado.