FOCO DE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM MOTORA: A PRECISÃO DE INDIVÍDUOS COM EXPERIÊNCIA NA TAREFA É AFETADA?
Willian de Sá, Thiago Felipe Franzin, Giordano Marcio Gatinho Bonuzzi, Alaercio Perotti Junior
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do foco de atenção interno e externo na aprendizagem de uma tarefa de precisão em indivíduos com breve experiência na tarefa. Participaram desse estudo 18 adolescentes do sexo feminino com idade entre 12 a 14 anos, praticantes de voleibol em nível iniciante de experiência. As participantes foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: grupos foco interno (GFI) e grupo foco externo (GFE). O GFI foi instruído a focalizar a atenção no braço e o GFE foi solicitado para direcionar a atenção ao centro do alvo. A tarefa consistia no saque por baixo do voleibol e o objetivo da tarefa era acertar um alvo que estava na quadra adversária. O delineamento experimental constou de pré-teste, fase de aquisição, pós-teste, teste de retenção e teste de transferência. Os achados demonstraram que o GFE obteve melhora do desempenho ao longo da fase de aquisição, conseguindo manter sua melhora em condições de adaptação e sem uma semana de prática, tal tendência não foi verificada para o GFI, que não obteve melhora expressiva de desempenho com a prática da tarefa. Portanto, os resultados deste estudo corroboram com o atual panorama deste fenômeno, apontando assim, superioridade do foco de atenção externo sobre o desempenho e aprendizagem de habilidades motoras.
Palavras-chave: Aprendizagem motora. Foco de atenção interno e externo. Saque do voleibol.
Willian de Sá, Thiago Felipe Franzin, Giordano Marcio Gatinho Bonuzzi, Alaercio Perotti Junior