O BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Emerson Pereira de Souza Arruda, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Djavan Antério, Carlos Vidal de Melo, George Paiva Farias
O estudo em questão objetivou relatar uma experiência docente realizada em uma escola estadual na cidade de João Pessoa/PB. A partir do tema: Esportes com Raquetes, proposta por Freire e Scaglia (2010), utilizou-se como conteúdo de intervenção, a modalidade esportiva Badminton. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cuja técnica de coleta se deu através de aulas pré-elaboradas. O relato foi estruturado em três categorias que configuram todo o processo da experiência educativa realizada: (1) Contatos com a turma diante o desafio de uma inovação conteúdística; (2) Unidade Didática (Badminton): objetivos, estrutura de aula e habilidades envolvidas; e (3) Aprendizagens e dificuldades na vivência de um novo esporte. Os resultados obtidos demonstram a eficaz assimilação do conhecimento de um novo esporte, no que se refere às regras básicas e a realização dos fundamentos associados às habilidades motoras, manipulativas, sociais, perceptivas e afetivas, encontradas na proposta de Corpo-Inteiro. Como conclusão, suscita-se estudos abordando o badminton na esfera escolar, na intenção de ampliar o aprendizado, assim como subsidiar os professores com conteúdos esportivos numa perspectiva inovadora.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Esporte. Badminton.
Emerson Pereira de Souza Arruda, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Djavan Antério, Carlos Vidal de Melo, George Paiva Farias