BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Emerson Pereira de Souza Arruda, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Djavan Antério, Carlos Vidal de Melo, George Paiva Farias

 

Resumo

O estudo em questão objetivou relatar uma experiência docente realizada em uma escola estadual na cidade de João Pessoa/PB. A partir do tema: Esportes com Raquetes, proposta por Freire e Scaglia (2010), utilizou-se como conteúdo de intervenção, a modalidade esportiva Badminton. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cuja técnica de coleta se deu através de aulas pré-elaboradas. O relato foi estruturado em três categorias que configuram todo o processo da experiência educativa realizada: (1) Contatos com a turma diante o desafio de uma inovação conteúdística; (2) Unidade Didática (Badminton): objetivos, estrutura de aula e habilidades envolvidas; e (3) Aprendizagens e dificuldades na vivência de um novo esporte. Os resultados obtidos demonstram a eficaz assimilação do conhecimento de um novo esporte, no que se refere às regras básicas e a realização dos fundamentos associados às habilidades motoras, manipulativas, sociais, perceptivas e afetivas, encontradas na proposta de Corpo-Inteiro. Como conclusão, suscita-se estudos abordando o badminton na esfera escolar, na intenção de ampliar o aprendizado, assim como subsidiar os professores com conteúdos esportivos numa perspectiva inovadora.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Esporte. Badminton.

Abstract
Palavras Chave

Emerson Pereira de Souza Arruda, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Djavan Antério, Carlos Vidal de Melo, George Paiva Farias

 

Pesquisar artigos

Publicações