PROJETO SURFE: UM VEÍCULO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA E CONSUMO DE DROGAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PRAIA DO TITANZINHO, FORTALEZA-CEARÁ
Ygor Antunes Ferreira Gomes, Danilo Lopes Ferreira Lima, Éder Evangelista Costa, Jarde de Azevedo Cunha, Prodamy da Silva Pacheco Neto.
Inúmeros conflitos de interesses apresentam-se no dia-a-dia de comunidades menos favorecidas de Fortaleza, nas quais habitam populações em situação de exclusão social. Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, e a violência vêm aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack. Políticas públicas esportivas que incluem crianças e adolescentes têm sido alvo de entidades públicas, privadas e do terceiro setor. As iniciativas de tais organismos fizeram com que surgissem, nos últimos anos e em todo o país, incontáveis projetos a fim de promover atividades esportivas. O presente estudo tem como objetivo investigar a importância do Surfe para prevenção da violência e uso drogas entre crianças e jovens da praia de Titanzinho, no Bairro Serviluz, na cidade de Fortaleza-Ceará. Foram gravadas entrevistas com 7 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, que participam do Projeto Surfe da Escola Beneficente de Surfe do Titanzinho. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas que abordavam sobre suas vivências no projeto. As entrevistas foram gravadas e depois transcritas sendo, posteriormente, submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos. As informações foram agrupadas e categorizadas considerando as semelhanças percebidas entre elas. Quando buscamos entender como essas crianças e adolescentes são expostas aos danos físicos ou morais, eles relataram suas experiências, sentimentos e fragilidades. Percebeu-se que o esporte é um elemento essencial para a vida do ser humano, possibilita mudanças de hábitos, comportamento e qualidade de vida. O Surfe também pode provocar transformações na vida de crianças e adolescentes, trabalha com a capacidade física, social, educativa e oferece alternativas de uma nova vida para a comunidade do Titanzinho. Pode-se concluir que existe uma influência direta do Projeto de Surfe na juventude da praia do Titanzinho constatando-se uma relação íntima entre a prática do Surfe e a diminuição no uso de drogas pelas crianças e adolescentes do projeto, além de uma satisfação plena por parte dos indivíduos em estarem participando do projeto.
Palavras-chave: Exercício. Drogas Ilícitas. Violência.
Ygor Antunes Ferreira Gomes, Danilo Lopes Ferreira Lima, Éder Evangelista Costa, Jarde de Azevedo Cunha, Prodamy da Silva Pacheco Neto.