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MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE SANTARÉM/PA

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Autor(es)

Andressa da Mota Costa, Luiz Carlos Rabelo Vieira, Alcivan Lima dos Santos

Resumo

A motivação no trabalho é objeto de interesse em pesquisas sobre a profissão docente, pois se refere aos motivos de sua escolha assim como aos relacionados à permanência nesta. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar a motivação de professores de Educação Física escolar de Santarém/PA. Participaram do estudo 16 professores do ensino fundamental, sendo seis mulheres e 10 homens, com idades entre 22 e 32 anos (25,8±3,3 anos). Para a coleta de dados, iniciada mediante autorização das gestões escolares e consentimento dos participantes, foi aplicado um instrumento, baseado no estudo de Venditti Junior et al., (2009), para análise do perfil da amostra e motivação. Nos resultados, verificou-se que apenas um participante (6,2%) afirmou não estar motivado com sua profissão. Dentre os demais participantes, 26,7% garantiram estar altamente motivados. Em se tratando dos motivos que levaram à escolha da área pela amostra, encontrou-se que vivências anteriores com esportes (31,3%), prazer (31,3%) e educação/formação (25%) foram os principais. Por outro lado, dentre os principais fatores mencionados que geram a ausência de motivação na prática docente foram citados a infraestrutura (87,5%), remuneração (62,5%) e falta de reconhecimento profissional (62,5%). Apesar disso, verificou-se que as expectativas dos profissionais entrevistados estão em proporcionar satisfatoriamente conteúdos diversos aos educandos.

Palavras-chave: Educação física. Motivação. Professores.

 

Abstract
Palavras Chave

Andressa da Mota Costa, Luiz Carlos Rabelo Vieira, Alcivan Lima dos Santos

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