TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Luiz Carlos Rabelo Vieira, Tomé Alves da Silva, Andressa da Mota Costa, Alcivan Lima dos Santos.
O objetivo do estudo foi analisar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação inicial e docência na Educação Física escolar sob o ponto de vista de professores que atuam no ensino básico (fundamental e médio). A coleta de dados foi realizada em 12 escolas de Santarém/PA. Participaram 15 professores de Educação Física, entre 25 e 39 anos de idade. Foi utilizado um questionário baseado no estudo de Diniz e Darido (2014) composto por questões fechadas com respostas na escala tipo Likert, cujas opções de resposta eram: discordo totalmente, discordo parcialmente, concordo parcialmente e concordo totalmente. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, com utilização do programa Excel Office 2013®. Dentre os resultados, verificou-se que na formação inicial dos participantes houve o uso de TIC pelos docentes universitários, embora não as tenham discutido em forma de conteúdo. Quanto à docência na Educação Física escolar, os participantes concordaram que as TIC são importantes e possíveis de serem usadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos desse componente curricular. Apesar disso, uma minoria de profissionais (do ensino médio) não utiliza tais recursos nas aulas. As TIC são usadas pelos professores para o ensino de temas relacionados aos esportes, jogos, lutas, ginásticas, bem como ao conhecimento sobre o corpo.
Palavras-chave: Educação Física. Formação inicial. Docência no ensino básico. Tecnologia educacional.
Luiz Carlos Rabelo Vieira, Tomé Alves da Silva, Andressa da Mota Costa, Alcivan Lima dos Santos.