BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Luiz Carlos Rabelo Vieira, Tomé Alves da Silva, Andressa da Mota Costa, Alcivan Lima dos Santos.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação inicial e docência na Educação Física escolar sob o ponto de vista de professores que atuam no ensino básico (fundamental e médio). A coleta de dados foi realizada em 12 escolas de Santarém/PA. Participaram 15 professores de Educação Física, entre 25 e 39 anos de idade. Foi utilizado um questionário baseado no estudo de Diniz e Darido (2014) composto por questões fechadas com respostas na escala tipo Likert, cujas opções de resposta eram: discordo totalmente, discordo parcialmente, concordo parcialmente e concordo totalmente. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, com utilização do programa Excel Office 2013®. Dentre os resultados, verificou-se que na formação inicial dos participantes houve o uso de TIC pelos docentes universitários, embora não as tenham discutido em forma de conteúdo. Quanto à docência na Educação Física escolar, os participantes concordaram que as TIC são importantes e possíveis de serem usadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos desse componente curricular. Apesar disso, uma minoria de profissionais (do ensino médio) não utiliza tais recursos nas aulas. As TIC são usadas pelos professores para o ensino de temas relacionados aos esportes, jogos, lutas, ginásticas, bem como ao conhecimento sobre o corpo.

Palavras-chave: Educação Física. Formação inicial. Docência no ensino básico. Tecnologia educacional.

Abstract
Palavras Chave

Luiz Carlos Rabelo Vieira, Tomé Alves da Silva, Andressa da Mota Costa, Alcivan Lima dos Santos.

Pesquisar artigos

Publicações