TREKKING ESTUDANTIL: ESPORTE EDUCATIVO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EMEIEF FREI JUAN ECHÁVARRI ASIAN, CASTELO/ES
Marcelo Laquini Eller
Objetiva apresentar para professores de Educação Física, o trekking estudantil de regularidade como ferramenta pedagógica e interdisciplinar. Como referencial teórico metodológico utiliza o percurso da etnografia escolar proposta por Molina Neto (2004), cuja principal preocupação é com o significado que tem as ações e os eventos para as pessoas ou os grupos estudados e Hugo Lovisolo (1995) para compreender o esporte e seus diferentes sentidos. Para análise dos resultados, utiliza as respostas dos alunos e do corpo docente obtidas por meio de questionário semi aberto. O Trekking estudantil de regularidade se constituiu na realização de uma caminhada orientada por um trajeto proposto pela organização, onde as equipes foram convidadas a percorrerem na maior regularidade possível, obedecendo critérios pré-estabelecidos. O estudo foi realizado em uma escola de tempo integral, do ensino fundamental, localizada na zona rural do município de Castelo, denominada Frei Juan Echávarri Asiain. Os resultados se configuraram de forma positiva, atendendo as expectativas dos idealizadores em relação aos critérios avaliados que estiveram relacionados com o trajeto, o evento e a interdisciplinaridade proposta pelo projeto pedagógico. Consideramos que o trekking estudantil de regularidade pode ser ampliado para outras escolas, pois, seu caráter pedagógico e interdisciplinar demonstrado obteve boa aceitação no meio estudantil, contribuindo para a formação integral do aluno, além de apresentar novas possibilidades no trato com o esporte.
Palavras chaves: Educação Física. Trekking Estudantil. Esporte.
Marcelo Laquini Eller