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A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO AERÓBICO E SUA PRESCRIÇÃO NA VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ACADEMIA NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

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Autor(es)

William Ferreira Cavalcanti, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira

Resumo

A endurance é um dos componentes aeróbicos relacionado à saúde e aptidão, devendo atingir uma intensidade mínima para gerar benefícios, esta possuindo variáveis e métodos para o seu treinamento correto. A prescrição deve respeitar o princípio FITT (Frequência, Intensidade, Tempo e Tipo). O objetivo foi de caráter descritivo e explicativo, buscando identificar a importância, se há prescrição ou solicitação de treinos aeróbicos pelos professores e alunos. O levantamento de dados foi mediante o uso de dois questionários entregues a 30 alunos com idade entre 18 e 57 anos e 10 professores. Dos alunos: 66,7% possuem objetivos estéticos, 43,3% preferem o treinamento de força, 53,3% são orientados de acordo com seus objetivos. Dentre os professores: 23,3% acham o exercício aeróbico importante e 16,6% não prescrevem o exercício aeróbico. A academia não possui protocolo para avaliar a capacidade cardiorrespiratória. Observa-se que apesar dos professores conhecerem as variáveis para a quantificação da intensidade, eles não as utilizam para a prescrição e os alunos não solicitam a prescrição desses exercícios, sendo somente orientados no treinamento de força.

Palavras-chaves: Resistência. Aeróbico. Prescrição

Abstract
Palavras Chave

William Ferreira Cavalcanti, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira

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