A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO AERÓBICO E SUA PRESCRIÇÃO NA VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ACADEMIA NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO
William Ferreira Cavalcanti, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira
A endurance é um dos componentes aeróbicos relacionado à saúde e aptidão, devendo atingir uma intensidade mínima para gerar benefícios, esta possuindo variáveis e métodos para o seu treinamento correto. A prescrição deve respeitar o princípio FITT (Frequência, Intensidade, Tempo e Tipo). O objetivo foi de caráter descritivo e explicativo, buscando identificar a importância, se há prescrição ou solicitação de treinos aeróbicos pelos professores e alunos. O levantamento de dados foi mediante o uso de dois questionários entregues a 30 alunos com idade entre 18 e 57 anos e 10 professores. Dos alunos: 66,7% possuem objetivos estéticos, 43,3% preferem o treinamento de força, 53,3% são orientados de acordo com seus objetivos. Dentre os professores: 23,3% acham o exercício aeróbico importante e 16,6% não prescrevem o exercício aeróbico. A academia não possui protocolo para avaliar a capacidade cardiorrespiratória. Observa-se que apesar dos professores conhecerem as variáveis para a quantificação da intensidade, eles não as utilizam para a prescrição e os alunos não solicitam a prescrição desses exercícios, sendo somente orientados no treinamento de força.
Palavras-chaves: Resistência. Aeróbico. Prescrição
William Ferreira Cavalcanti, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira